37: a vocação do cristão

Fonte: Livro “Curso de Catequesis” do Editorial Palavra, España

Traduzido por Pe. Antônio Carlos Rossi Keller

37: ?A VOCAÇÃO DO CRISTÃO?

 

INTRODUÇÃO:

         Quando trata dos mandamentos, o Catecismo da Igreja Católica aborda o estudo da doutrina cristã com este belo título: ?A vida em Cristo?. Na explicação do Símbolo da fé (primeira parte) se dá a razão dos dons de Deus ao ser humano pela criação, e mais ainda, pela redenção, presente de Deus ao ser humano. O desenvolvimento do ensinamento a respeito dos sacramentos (segunda parte) mostra como na celebração do mistério de Cristo a graça nos é dada, que nos faz participantes da natureza divina e filhos de Deus com o batismo; com o batismo começa uma nova vida, a vida em Cristo. Mas esta vida em Cristo requer o cumprimento dos mandamentos (terceira parte), que é a coerência com a fé e com a vocação, à qual convida São Leão Magno:

?Reconhece, cristão, a tua dignidade, e uma vez que foste feito participante da natureza divina, não queiras voltar à tua antiga miséria com uma conduta degenerada. Não esqueças de que Cabeça e de que Corpo tu és membro. Recorda-te de que, arrancado do poder das trevas, fostes transladado ao esplendoroso Reino de Deus? (Sermão 21).

 

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. Cristo revela quem é o ser humano

Diz o Concílio Vaticano II que ?Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre a

grandeza de sua vocação? (Gaudium et Spes, 22). Cristo, o Filho de Deus feito homem ?homem perfeito- , enviado por Deus Pai para nos salvar e nos dar o exemplo, é como o espelho no qual o homem pode saber quem é e a que vocação foi chamado por Deus.

2. O sentido da vida e a vocação do homem

O homem foi criado por Deus, e é a única criatura da terra que Deus amou por si mesma. Dotada de alma

espiritual ?com entendimento e vontade-, a pessoa humana está, desde a sua concepção, ordenada a Deus e destinada à eterna bem aventurança. O ser humano consegue a sua perfeição na busca do amor, da verdade e do bem. Em conseqüência, fomos criados por Deus, e o sentido da vida está em caminhar para Deus para viver eternamente com Ele: esta é a vocação do ser humano.

3. Viver de acordo com a vocação

O ser humano deve viver de acordo com a vocação à qual tenha sido chamado por Deus; deve seguir a

lei moral que Deus mesmo colocou no mais íntimo de cada pessoa e que lhe intima: ?Faz o bem e evita o mal?. Todos devem seguir esta lei que ressoa na consciência, porque é uma lei universal e imutável. O cristão conhece o caminho para alcançar a eterna bem aventurança: cumprir os mandamentos.

4. A liberdade do ser humano

Mas o ser humano é livre; e sendo nossa liberdade frágil, pode obedecer ? e também desobedecer ? a voz

de Deus que lhe deu a liberdade para que seja livre de verdade, sem coação alguma, porque quer que se decida por Deus. A liberdade é a raiz do ato humano, e por isso o ser humano é responsável das decisões que voluntariamente adota. Às vezes, a responsabilidade de uma ação pode ficar diminuída ? inclusive, anulada ? pela ignorância, a violência, o temor e outros fatores psíquicos e sociais.

         Por causa do pecado original, o ser humano conserva o desejo do bem, mas a natureza humana está sujeita ao erro e inclinado ao mal no exercício de sua liberdade. Por isso é preciso amar a liberdade e defende-la, mas também é necessário educa-la para que seja ?a liberdade que Cristo nos ganhou? (Gálatas 5,1).

5. A vocação do ser humano

Com sua morte na cruz Cristo livrou a humanidade do demônio e do pecado, merecendo para todos a vida

nova no Espírito Santo; com a sua graça restaurou o que o pecado tinha destruído. E esta senda que Cristo traçou é a que deve seguir todo aquele que queira ir após Ele, para unir-se com Ele, para identificar-se com Ele. Não existe outro caminho. Nesta união com Cristo se alcança a perfeição da caridade, a santidade à qual todos estão chamados, como ensina o Concílio Vaticano II: ?Todos… são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade?. A vida em Cristo atinge sua plenitude na glória do céu.

6. A vocação do ser humano e a felicidade

Além de santos, Deus nos quer felizes, mesmo contando com que ? enquanto peregrinamos ? precisamos

carregar a cruz, que é a condição da existência cristã. A felicidade na terra sempre traz consigo o meio amargo da precariedade. Este paradoxo fica muito bem manifestado nas bem aventuranças, nas quais Jesus ensina quais são os verdadeiros bens. Somos herdeiros do Reino de Deus, e nossa verdadeira e plena felicidade se realizará na visão de Deus, no descanso com Deus.

         A vida eterna é um dom gratuito de Deus, tão sobrenatural como a graça que conduz a ela.

7. Cristo, princípio e meta de todo ser humano

Cristo, que é o Senhor do cosmos e da história, é para o ser humano em particular ?o caminho, a verdade

e a vida? (João 14,6). Em quanto Deus é o criador do universo, que é sustentado com sua palavra poderosa; como homem, é o Redentor do mundo, o único Redentor, pois não existe outro que possa nos salvar. Por isso nossa dignidade, nossa verdade, nossa vida, nosso caminho é Jesus Cristo, a quem o ser humano deve buscar, seguir e amar: ?Se conheces a Cristo, sabes tudo; se ignoras a Cristo, não sabes nada?, dizia o escrito afixado em uma biblioteca.

         O ser humano de nosso tempo tem especial necessidade de buscar, de encontrar a Cristo, já que está vendo destruídas todas as suas esperanças e ninguém mais que Cristo poderá livrar a humanidade do desamparo que a aprisiona. Cristo é a esperança da humanidade, porque ?Cristo é o amor que ama, é o caminho para ser andado, a luz para ser acesa, a vida para ser vivida, o amor digno de ser amado? (Madre Teresa de Calcutá).

         Quem encontra a Cristo experimenta o milagre de ver sua vida transformada, com um ideal que o apaixona e lhe dá vontade de viver, como a loucura confessada por São Paulo: ?Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim? (Gálatas 2,20).

8. PROPÓSITOS DE VIDA CRISTÃ:

Meditar muitas vezes nas palavras do Papa São Leão Magno: ?Reconhece, cristão, a tua dignidade?, e tirar conseqüências para a própria vida.

Aproveitar o estudo desta parte do Resumo do Catecismo da Igreja Católica? não só para conhecer, mas para realmente ?viver em Cristo?.

Frente à onda de ignorância, tomar a determinação de buscar a Cristo, para conhece-Lo e ama-Lo melhor.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.