4º parágrafo

(1) “Essas são as perguntas que me interessa fazer a cada ser humano, sem distinção de raça ou credo. (2) O cristianismo não é um verniz que se aplica por fora. (3) Não é por meio do batismo, sacramentos, cerimônias, penitências ou boas obras que o homem é salvo, pois a Bíblia diz: (4)”Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9).”

  1. Outra meia verdade: para o autor não interessa a raça do leitor, mas quanto ao credo ele já sabe que o leitor é católico. Fala isso, astuciosamente, apenas para parecer que não está discriminando os católicos.
  2. Eis um ponto de concórdia! Realmente o cristianismo não é um verniz que se aplica por fora! Como vimos, o verdadeiro cristão crê em Jesus e pratica seus mandamentos. São elos intimamente ligados e inseparáveis.
  3. Mais uma vez o autor se desvia do caminho da Vida e da Verdade. Quem salva é Cristo (At 4,12), mas para isso é necessário algo muito importante: o compromisso (cf. Mt 10,32; Jo 13,35). Por isso que somente crer em Jesus não garante a salvação! Jesus falou que seus discípulos são a luz do mundo e o sal da terra! (cf. Mt 5,13-14). Disse também que ninguém coloca uma vela escondida debaixo de alguma coisa, mas no ponto mais alto, para que possa iluminar toda a casa! (Mt 5,15). Assim, Jesus ensina que todo cristão possui um compromisso, não só com Ele, mas também com o mundo e a sociedade em que vive! Declara isso claramente ao resumir o Decálogo do Antigo Testamento em apenas “Ame a Deus e ao próximo como a ti mesmo” (Mt 22,38-39). Por isso, sem boas obras, batismo, cerimônias, penitências ou sacramentos, é impossível manter um compromisso sério, e quem não aceita este compromisso também rejeita a salvação. Com relação específica ao batismo, ou o autor não leu o Novo Testamento ou sua Bíblia está adulterada: Jesus afirmou: “quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer, será condenado” (Mc 16,16). Veja como Jesus chama a atenção para o compromisso do cristão! Ele não quer que a pessoa cante aos quatro ventos: “eu sou cristão”, mas que assuma seu comprimisso, por isso exige o batismo (“quem crer e for batizado”). O batismo é necessário para a salvação do cristão (cf. 1Pd 3,21), é sinal de compromisso com a fé e a ação prática (obras). É por isso que Jesus afirma que toda boa árvore produz bons frutos (cf. Mt 7,17a) e que a árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo (cf. Mt 3,10).
  4. A citação de Ef 2,8-9 demonstra o quanto o autor se esforça pela perda de sua própria salvação e também dos leitores que acreditam na sua falsa doutrina. Na verdade o apóstolo está querendo chamar a atenção para que o homem não se vanglorie de sua bondade, excluindo a necessidade de Jesus; em outras palavras, o Apóstolo está ensinando algo como: “Não penses que podes te salvar sem Cristo, porque tu és um homem e, como todo homem, possuis pecado e já nasceis com ele. É certo que nada de impuro entrará no reino de Deus, portanto, creia em Jesus e pratique o que ele te ensinou porque foi por meio dele que conseguiste a salvação e a vida eterna”. Note que ele não está excluindo as obras, mas está apontando para a necessidade de se ter uma fé compromissada com Jesus. Tanto é verdade, que São Paulo afirma, nessa mesma carta (Ef 5,5) e em outras (1Cor 6,9-10, Gl 5,21), que nada de impuro (como adúlteros, assassinos, bêbados, etc) herdarão o reino de Deus – e tudo isso se trata de obras cometidas pelos homens; como esta carta e as demais foram dirigidas aos cristãos e não aos pagãos, significa que os cristãos precisam ter fé em Cristo e praticar as boas obras sim! Para quem não acreditar, basta ler a Carta de São Tiago: “A fé sem obras é morta” (Tg 2,17.26). Mais claro do que isso, impossível! O grande problema é que o versículo está sendo erroneamente interpretado fora de seu contexto, o que, aliás, é uma prática muito comum entre os protestantes e severamente criticada pela Bíblia (2Pd 1,20; 3,15-16).

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.