Os "irmãos e irmãs" de Jesus Cristo

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Alguns insistem em dizer que a Mãe de DEUS teve outros filhos além de Jesus Cristo, por causa do uso das palavras "irmãos e irmãs" em vários versículos tais como: Mateus 13,55-56 e Marcos 6,3.


Já discuti quem são os verdadeiros pais dos "irmãos" em "A Genealogia dos Irmãos" (a primeira parte desta série). Neste novo escrito, mostrarei a falácia das acusações feitas contra a Bem-Aventurada Virgem Maria por aqueles que tendem a rebaixá-la, e que até mesmo recorrem à calúnia e julgamento da obra-prima de DEUS:


A acusação:


"Maria obviamente teve outros filhos porque a Bíblia diz que Jesus tinha "irmãos e irmãs".


Vamos analisar a própria acusação, pois esta não tem nenhum fundamento desde o princípio... As palavras "irmãos" e "irmãs", conforme usadas no contexto dos detratores, significam descendentes dos mesmos pais. Vamos usar um pouco de razão e bom senso nesta questão:


1. Os "irmãos" de Jesus Cristo obviamente teriam que ter os mesmos pais que Ele.

2. Os pais de Jesus Cristo eram a Bem-Aventurada Virgem Maria e o Espírito Santo.

3. Crianças recebem a sua natureza de seu pai.

4. Desta forma, Jesus Cristo tem uma natureza divina que vem do Espírito Santo. Isto O faz uma pessoa divina.

5. Se Jesus Cristo tinha irmãos e irmãs, então a natureza deles teria que ser a mesma Dele.

6. Assim sendo, todos os "irmãos e irmãs" de Jesus Cristo seriam divinos como Ele o é, nos dando assim múltiplos deuses. Não apenas deuses, mas deusas também.

7. A afirmação: "Jesus Cristo tinha irmãos e irmãs" é obviamente ambígua e traz um uso incorreto da linguagem.

8. A falsa acusação de que "Maria teve outros filhos" parte do pressuposto que o pai dos filhos é São José.

9. Se São José é o pai dos "irmãos e irmãs", então usando a regra número 3 acima, mostraríamos que os filhos tem a sua natureza humana e não divina.

10. Os "outros filhos" de São José e Maria, entretanto, seriam "meio-irmãos e meio-irmãs" de Jesus Cristo, e não "irmãos e irmãs" conforme os acusadores afirmam.

11. Entretanto, a Bíblia não diz: Jesus Cristo teve "meio-irmãos e meio-irmãs", diz? Na verdade, ela sequer diz que Jesus Cristo teve algum irmão ou irmã.

Para aqueles que acreditam que Jesus Cristo teve "irmãos e irmãs", encorajo-os a responder às seguintes questões:


1. Seria uma revelação monumental que o criador do universo tivesse irmãos e irmãs. Pense um pouco se VOCÊ fosse um irmão ou irmã de Jesus Cristo. Você não se sentiria diminuído se não fosse mencionado na Sagrada Escritura?

2. Quais são os nomes deles? Por que não têm maior destaque na Escritura?

3. Quando nasceram? Onde nasceram? Quando morreram? Se são divinos, poderiam morrer?

4. Por que Jesus Cristo entregou Sua mãe a São João em João 19,27?

5. Por que Ele não a entregou a um dos Seus "irmãos"? Conforme expliquei na "Genealogia dos Irmãos", a lei judáica teria assim o exigido.

6. Como pode DEUS ter irmãos e irmãs?

7. Por que os "irmãos" de Jesus Cristo não são mencionados nos escritos dos Padres da Igreja?

8. A questão sobre "irmãos e irmãs" de Jesus Cristo não tomou vulto até o início do Protestantismo no século XVI. Como você explica este fato?

9. Por que você interpreta o significado da palavra "irmãos", do jeito que o faz, na linguagem de hoje, ao invés de determinar o significado na linguagem do tempo em que foi escrita? Afinal de contas, esta é uma das regras básicas de interpretação bíblica, não é mesmo? Mais ainda: já que você insiste em usar a definição de irmãos e irmãs na linguagem de hoje, por que não usa a terminologia correta "meio-irmãos e meio-irmãs" quando faz estas falsas acusações?

10. Baseando-se na prova inconsistente que você tem, qual é a verdadeira razão para diminuir a Mãe de DEUS? Você não a está julgando? Você não a está caluniando?

11. Você não percebe que, ao fazer a falsa acusação de que a Mãe de DEUS teve outros filhos, está insultando a Sagrada Família assim como a Santíssima Trindade?

12. Se alguém deliberadamente espalha um boato sobre a sua própria mãe, que simplesmente não é verdadeiro, como você se sentiria? O que faria? Como Jesus Cristo se sentiria? O que Ele vai fazer?

"Que ninguém suponha esperar pela misericórdia de DEUS se ousa diminuir ou desrespeitar a mãe de DEUS" (São Luís de Montfort).
Traduzido para o Veritatis Splendor por Carlos Martins Nabeto do original em inglês em http://home.inreach.com/bstanley/
Artigos relacionados

O Cânon Bíblico

O Cânon Bíblico

Leia "O Cânon Bíblico" e aprenda como a Bíblia teve origem e foi formada.

Adquira o seu

O Dom de Línguas

O dom das linguas

"O Dom de Línguas" é uma obra que apresenta a doutrina tradicional sobre este incrível dom carismático.

Adquira o seu

A Graça e Salvação

A Graça, a Fé, as Obras e a Salvação

"A Graça, a Fé, as Obras e a Salvação" aborda a difícil temática sobre o valor das obras para a salvação. Nela o autor, analiza a doutrina de Lutero (salvação somente pela fé) à luz da própria Bíblia.

Adquira o seu

Em Defesa da Fé Católica

A Graça, a Fé, as Obras e a Salvação

Atendendo ao chamado de S. Pedro que nos exorta a dar de bom grado a razão de nossa fé (cf. 1Pd 3,15-16), o autor apresenta uma completa defesa dos principais pontos controversos da doutrina católica.

Adquira o seu

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações em seu email.

Contacte-nos

Se desejar entar em contato, utilize as formas abaixo:

Siga-nos

Nós estamos nas redes sociais.

QRCode

QR Code
Você está aqui: Apologética Maria Santíssima Os "irmãos e irmãs" de Jesus Cristo