A infabilidade da Igreja Católica1 é constantemente atacada pelos protestantes. Se Deus nos permitir, procurarei demonstrar que a atitude protestante é equivocada e que os o protestantismo crê na infabilidade da Igreja e não sabe.
É sabido que os protestantes crêem na infabilidade das Sagradas Escrituras, isto é, que crêem que na Bíblia só há verdade e que nenhum engano se encontra nela. Como é possível crer na infabilidade das Escrituras e na fabilidade da Igreja ao mesmo tempo? A infabilidade da Bíblia e a fabilidade da Igreja são conceitos incompatíveis porque:
Portanto, a Sagrada Escritura não pode ser considerada confiável, se foi legitimada por uma autoridade duvidosa. Somente uma autoridade idônea, acima de qualquer suspeita, pode dar legitimidade a alguma coisa. Se hoje a Bíblia é considerada confiável, se é respeitada, se possui o apreço e a veneração de muitos, isto se deve ao fato de ter sido legitimada pela Igreja.
O protestantismo então cai mais uma vez em contradição em manter oposição à infabilidade da Igreja; atitude esta impensada, imatura e totalmente desprovida de argumentos.
1Recomendo ao leitor a leitura de meu artigo "A Igreja por ser formada por homens é falível?"Este artigo foi publicado durante a primeira fase do Apostolado Veritatis Splendor. Conheça o site novo aqui