Página Principal  .  Índice Temático  .  Quem Somos  .  Fale Conosco  .  Feeds/Rss  .  Histórico  .  Doações com PagSeguro
Ano - IX sexta-feira, 12 de março de 2010
Agradecimentos
Apologética
Bíblia
Biblioteca
Catecismo
Conheça Mais
Debates
Denúncias
Direito Canônico
Documentos
Doutrina
Download
E-book
Entrevistas
Espaço do Leitor
Espiritualidade
Eventos
História da Igreja
Liturgia
Livros
Mariologia
Opinião
Orações
Para Refletir
Patrologia
Respostas Católicas
Testemunhos
Vídeos



A FÉ CRISTÃ PRIMITIVA (Volume Único)


As Diferenças entre a Igreja Católica e as Igrejas Evangélicas

  
Documentos>Cartas

CARTA DO SANTO PADRE BENTO XVI ACERCA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008


Por Papa Bento XVI

Fonte: Vaticano

Ao iniciar o itinerário espiritual da Quaresma, a caminho da Páscoa da ressurreição do Senhor, desejo uma vez mais aderir à Campanha da Fraternidade que, neste ano de 2008, está subordinada ao tema "Fraternidade e Defesa da Vida" e ao lema "Escolhe, pois, a vida". É um tempo de conversão de todos os cristãos, no sentido de buscar uma fidelidade ainda maior ao Deus criador e doador da vida.

Meu Venerável predecessor, o Papa João Paulo II, na Encíclica Evangelium Vitae, pôs em evidência a mentalidade individualista e hedonista que, com uma concepção distorcida da ciência, foi causa de novas violações da vida, em particular do aborto e da eutanásia. Certamente, todas as ameaças à vida devem ser combatidas; o Concílio Vaticano II, ao condenar tudo quanto se opõe à vida ou viola a integridade da pessoa humana e a sua dignidade, recordava que tudo isso "desonra mais aqueles que assim procedem, do que os que padecem injustamente" tais atitudes, pois ofendem gravemente a honra devida ao Criador (cf. Cons. Gaudium et spes, 27).

Por isso, no Discurso Inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, quis recordar que os caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem os seus mandamentos, ou inclusive contra Deus, terminam sendo "uma cultura contra o ser humano e contra o bem dos povos latino-americanos" (n. 4).

O Documento final de Aparecida nos mostra que o encontro com Cristo é o ponto de partida para a negação desses caminhos de morte e a escolha da vida; mas é também o ponto de onde partimos para reconhecer plenamente a sacralidade da vida e a dignidade da pessoa humana (n. 356). Ao dar início à Campanha da Fraternidade deste ano, renovo a esperança de que as diversas instâncias da sociedade civil queiram solidarizar-se com a vontade popular que, na sua maioria, rejeita todas as formas contrárias às exigências éticas de justiça e de respeito pela vida humana desde o seu início até o seu fim natural.

Com estes auspícios, invoco a proteção do Senhor, para que sua mão benfazeja se estenda por todo o Brasil, e que a vida nova em Cristo atinja o ser humano por inteiro em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural, derramando seus dons de paz e prosperidade e desperte em cada coração sentimentos de fraternidade e de viva cooperação. Com uma especial Bênção Apostólica.


Benedictus PP. XVI




Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte e o(s) autor(es).

Para citar este artigo:

PAPA, Bento XVI. Apostolado Veritatis Splendor: CARTA DO SANTO PADRE BENTO XVI ACERCA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/4764. Desde 06/02/2008.



Livro "O Cânon Bíblico"