Página Principal  .  Índice Temático  .  Quem Somos  .  Fale Conosco  .  Feeds/Rss  .  Histórico  .  Doações com PagSeguro
Ano - IX sexta-feira, 19 de março de 2010
Agradecimentos
Apologética
Bíblia
Biblioteca
Catecismo
Conheça Mais
Debates
Denúncias
Direito Canônico
Documentos
Doutrina
Download
E-book
Entrevistas
Espaço do Leitor
Espiritualidade
Eventos
História da Igreja
Liturgia
Livros
Mariologia
Opinião
Orações
Para Refletir
Patrologia
Respostas Católicas
Testemunhos
Vídeos



A FÉ CRISTÃ PRIMITIVA (Volume Único)


Santo Ireneu de Lião: Demonstração da Pregação Apostólica

  
História da Igreja>Breve História da Igreja

JOÃO


Por --

Entre os anos 92 e 96, João, o discípulo que Jesus amava, encontrava-se na ilha de Patmos, deportado por ordem do imperador Domiciano. De seu exílio testemunhava a crueldade das perseguições contra a Igreja.

Inspirado por Deus, sentindo a necessidade de reagir contra o desespero e a angústia que ameaçavam os cristãos, escreveu um livro que é o grito de esperança e confiança em Deus de todo seguidor de Jesus: o Apocalipse.

Quando o primeiro século chega ao seu final, o apóstolo é um ancião venerável, cheio de glória e santidade, reverenciado por toda a Igreja. O seu corpo conservava as marcas do suplício do óleo fervente, do qual tinha sobrevivido milagrosamente.

Entre 96 e 104 conclui o quarto Evangelho. Entre suas maiores preocupações estavam as heresias e os erros que ameaçavam a integridade da fé. Seu estilo teológico é bem particular, marcado por influências do pensamento grego (o Verbo, ou Logos, por exemplo).

Com a morte do discípulo que Jesus amava, aquele que recebeu Maria em sua casa como mãe, que viu o sangue e a água saindo do lado do Salvador e que conheceu e tocou com as mãos o Verbo da Vida, encerram-se os tempos apostólicos.



Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte e o(s) autor(es).

Para citar este artigo:

--, . Apostolado Veritatis Splendor: JOÃO. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/640. Desde 20/06/2001.



Livro "O Cânon Bíblico"