Artigos

Neo-Ateísmo conveniente

Muitos neo-ateus surgem por falta de confiança na Providência de Deus, que não desampara nunca, jamais deixando faltar o necessário. Fama e riqueza, no entanto, não são necessários para o homem. Por que, então, deixar-se convencer pelo brilho do ouro ou pelos aplausos do público?

Algumas vezes me pego pensando: como alguém que experimentou o Amor de Deus e até teve uma boa formação teórica sobre religião se afasta da prática religiosa? Tudo bem que a profundidade religiosa não é garantia de fidelidade a Deus. Santo Afonso Maria de Ligório ensina que a perseverança final é uma graça especialíssima, que precisa ser implorada regularmente. Mas causa estranhesa que qualquer problema, qualquer doença, qualquer porcariazinha afaste os cristãos do Amor de Deus. E maior é o espanto quando aquele fiel piedoso, aquele jovem entusiasmado por Deus, aquela menina tímida, que conseguiu vencer a timidez e tornou-se excelente cantora justamente graças a Deus e sua Igreja, tornam-se inimigos do Senhor.

Essas pessoas esquecem-se com extrema facilidade do abraço que os acolheu, dos ombros que os sustentaram. Como cães ingratos, mordem a mão que muitas vezes os alimentou enquanto ainda eram pequenos: pequenos atores, pequenos cantores, pequenos empresários, pequenos catequistas. E quando se tornam grandes não é que simplesmente esquecem, eles descaradamente mentem e ofendem o palco que primeiramente os acolheu nas quermesses, traem as salas de catecismo onde pela primeira vez lecionaram, negam os coros das capelas que ressoaram sua voz na juventude. E agora que são grandes, grandes professores universitários, grandes cantores, grandes atores, posam de inimigos da Cruz de Cristo, fantasiam-se de neo-ateus, tudo para salvar às aparências, tudo para parecer atual. Mas meu irmão, as aparências passam: o que você fará quando os holofotes negarem seu brilho ao velho ator que você vai se tornar e preferirem um ator mais jovem e bonito? O que você fará quando sua voz falhar, deixando a plateia perceber que o tempo também passa para os grandes cantores? Onde encontrará apoio quando a ciência novamente desmascarar os limites do conhecimento humano? A verdade é que deve ser o farol a guiar nossas vidas, nunca a moda! Infelizmente, no entanto, a verdade não está na primeira página dos jornais e revistas do país.

Veja também  Jornada Mundial da Juventude: começou a histeria anti-católica

Muitos neo-ateus surgem por falta de confiança na Providência de Deus, que não desampara nunca, jamais deixando faltar o necessário. Fama e riqueza, no entanto, não são necessários para o homem. Por que, então, deixar-se convencer pelo brilho do ouro ou pelos aplausos do público? Por que trocar o Amor incondicional de Deus pelos amores cotidianos, tão fugazes e ingratos? Não tenha medo da pobreza ou do anonimato, meu irmão! Tema, antes, viver uma vida mentirosa e contra sua consciência.