Respostas Católicas

As igrejas ortodoxas orientais fazem parte da igreja católica?

– Eu não entendi o comentário que vocês fizeram sobre a Igreja Ortodoxa Oriental como parte da Igreja Católica. Eu pensei que os ortodoxos estavam em cisma. (Anônimo)

E eles estão em cisma! A resposta da questão a que você se refere ("Perguntas Rápidas", agosto de 1991, p. 29) falou dos católicos de rito oriental como parte da Igreja Católica e não da Igreja Ortodoxa Oriental como parte da Igreja Católica. Embora estes dois grupos partilhem de uma tradição litúrgica e cultural semelhante, são grupos distintos.

Os católicos de rito oriental fazem parte da Igreja Católica, apesar das diferenças de costumes e práticas litúrgicas dos católicos ocidentais. Enquanto os cristãos ortodoxos orientais têm muito em comum com os católicos, eles permanecem em cisma – eles se separaram da legítima autoridade do papa – e, portanto, não são católicos.

Superar o abismo entre a Igreja Católica e a Ortodoxia Oriental está no topo da agenda ecumênica do Papa João Paulo II. Erros foram cometidos de ambos os lados, por isso devemos orar pela ajuda do Espírito Santo na cura das velhas feridas e restabelecer a plena comunhão entre as igrejas ortodoxas orientais e a Igreja Católica.

Veja também  O Concílio Vaticano II foi um erro?