Biografias

Biografia de São Jerônimo

Festa Litúrgica: 30 de setembro

Em setembro, mês da Bíblia, celebramos a Memória do grande “tradutor e exegeta da Bíblia São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja. Jerônimo nasceu na Dalmácia em 340, e mereceu ser conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador exegita e doutor, como ninguém nas sagradas escrituras, por isso:

“Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora, portanto ignorar as escrituras é ignorar a Cristo”.

Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma, e assim conheceu Jesus e recebeu do papa libério o Batismo, que o levou a formar uma pequena comunidade religiosa, inclinado pela radicalidade, fez uma forte experiência monacal, e logo em seguida dirigiu-se a Constantinopla, atraído pela fama oratória de são Gregório da Sagrada Escritura. Ordenado sacerdote e monge, retirou-se para estudos, a fim de responder com a literatura as necessidades da época.

Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde a pedido do papa Dâmaso, traduzir com precisão para o latim, língua oficial da igreja: A Vulgata, assim com alegria e prazer se emprenhou para enriquecer a Igreja universal. Saiu de Roma, e como monge penitente e estudioso, continuou seus trabalhos bíblicos, até falecer em 420, aos 30 de setembro, com praticamente 80 anos.

A igreja o declarou padroeiro dos estudos bíblicos e o “dia da Bíblia” foi colocado no dia 30 de setembro, dia de sua morte e posse da promessa bíblica da Vida Eterna.

São Jerônimo…rogai por nós!

Veja também  ANA MARIA BUENO CUNHA DE FREITAS