Respostas Católicas

Como posso fazer para que testemunhas de jeová ouçam o que quero dizer-lhes?

– Preciso de um pouco de ajuda para saber como testemunhar [a fé católica] para os Testemunhas de Jeová. Eles parecem ser mais insistentes do que os outros missionários [protestantes], mas nunca querem ouvir o que eu tenho a lhes dizer. Como posso ser ouvido? (Anônimo)

Você está certo ao dizer que os Testemunhas de Jeová [TJs] são mais difíceis de se lidar do que a maioria dos outros missionários. Existem duas razões para isso:

Primeiro: eles têm menos em comum conosco do que os fundamentalistas e evangélicos, os quais, apesar de tudo, aceitam muitos dos conceitos básicos da nossa fé. Os TJs não aceitam quase nada. Por exemplo: eles não crêm na Trindade ou na divindade de Cristo, que são as crenças mais básicas do Cristianismo.

Segundo: os TJs são muito bem treinados, não apenas em bater de porta em porta, como também em não se deixar envolver em discussões com as pessoas que lhes atendem.

Isto soa contraditório para você? Lhe parece que, por um lado, eles querem discutir, mas que, por outro lado, eles não o querem? É isso mesmo! Não há contradição nenhuma aqui porque eles são instruídos a não entrar em discussão – pelo menos não naquelas que entendemos como discussão.

Sim, eles ficarão felizes por falar com você (ou falar para você; ou falar a você), mas eles não aceitam o confronto, onde você "testemunha" a eles tanto quanto eles "testemunham" a você. Eles dirão que o seu desejo de dar o que tem [=testemunho] é sinal de teimosia espiritual e que os católicos que querem falar mais do eles querem ouvir estão sob o jugo de Satanás.

Portanto, o que você pode fazer?

Às vezes, nada; outras vezes, muito. Embora os TJs não queiram receber de você nenhuma espécie de literatura, alguns poucos aceitarão (nem todos os TJs aceitam todas as instruções que lhes são passadas). Assim, tenha sempre à mão alguns folhetos para lhes dar. Esse é o passo nº 1.

O passo nº 2 é estar preparado em uma matéria: a Santíssima Trindade e seu fundamento bíblico. Dirija a conversa para esta questão e não permita que desviem para outros assuntos. Pode ser que você precise ser um pouco insistente para conseguir isso. Tão logo você comece a fazer progressos, os TJs vão querer desistir da discussão. Talvez você os perca se forçar uma discussão mais profunda, mas não custa tentar.

Mas se eles não querem ouvi-lo e nem aceitam a sua literatura (ou você sabe que não pretenderão ler depois), o que você pode fazer?

Tente isto: convide-os a entrar, feche a porta e peça para que se sentem. Diga-lhes que você ficará feliz de ouvir o que eles têm a dizer e que também aceitará e lerá a literatura que eles quiserem deixar, desde que eles assistam junto com você o novo vídeo que você adquiriu.

Que vídeo é este? […] "Witnesses of Jehovah" (=Testemunhas de Jeová) é um vídeo que todo TJ deveria assistir (e muitos assistirão porque não se trata de "literatura que pode contaminar" e nem provém da boca da pessoa que eles estão tentando converter (ou seja, você). Tendo origem em terceiros, pode ser legitimamente aceito. Pode ser que assim eles se sintam mais confortáveis.

Veja também  O que é o "angelus"?