Respostas Católicas

Deus pode tornar moral a imoralidade?

– Tenho uma pergunta para vocês, que abrange moralidade e religião. A pergunta é esta: Alguma coisa é moral porque Deus ordena essa coisa ou Deus ordena essa coisa porque essa coisa é moral? Me parece que se o primeiro caso for o verdadeiro, Deus poderia mandar roubar ou matar e isso seria bom; porém, se o outro caso for o verdadeiro, então Deus se submeteria a uma lei moral e esta seria maior do que Ele; isto implicaria na subordinação d’Ele a essa certa coisa e, portanto, Ele não seria o Ser Supremo. (Anônimo)

Uma coisa é moral ou boa porque, de alguma maneira, compartilha da bondade de Deus. A natureza de Deus é a própria bondade. Uma lei apenas é boa e moral na medida em que ela reflete a lei divina, que emana da natureza de Deus como bondade. Deus não pode tornar uma coisa intrinsicamente má em bem apenas por ordenar que assim seja. Isto acarretaria em uma contradição de termos (um ação boa-má), algo sem sentido. Nem mesmo Deus quereria fazer algo sem sentido.

Embora Deus ordene as coisas porque elas são boas, isto não significa que Ele deva se submeter a uma lei moral maior do que Ele próprio. A bondade daquilo que Ele ordena emana não da Sua ordem, mas da Sua natureza. Em outras palavras: as ações de Deus estão de acordo com a Sua natureza, que é a própria bondade.

Veja também  Leitor pergunta sobre falar mal de maria e amar jesus.