A Palavra de Deus

Devemos adorar a Bíblia?

Pergunta

Caros amigos, gostaria de saber se é permitido adorar a palavra de DEUS (biblia) tal qual a Jesus sacramentado, senão de que forma se pode ? Deus abençoe.

Resposta

Olá caríssimo leitor. Agradecemos vosso contato ao espaço do leitor do apostolado católico Veritatis Splendor. É com alegria que nos colocamos ao vosso serviço.

Sua pergunta é se podemos adorar a Sagrada Escritura assim como ao sacramento da Eucaristia. A resposta é não. Isso porque a Sagrada Escritura, ainda que divinamente inspirada, é uma criação cooperada entre Deus e o homem, ao passo que a Eucaristia “É” o próprio Senhor Jesus Cristo feito pão para o homem. A diferença é clara. Adoramos a Deus e não as criaturas. É evidente que Deus está em todos os lugares, é pois onipresente, mas isso não faz que todas as coisas e lugares, profanas ou sagradas, sejam passíveis de adoração, porque o culto de adoração fazemos somente a pessoa de Deus. Na Sagrada Escritura encontramos a Deus, mas a Sagrada Escritura não é Deus. É por isso que a Igreja Católica afirma que na Eucaristia encontramos a Deus por “excelência”, afinal de contas, Ele não só “está” na sagrada comunhão como “É” Deus mesmo inteiro nela. Como diria o saudoso João Paulo II “o grande”, “a Igreja recebeu a Eucaristia de Cristo seu Senhor, não como um dom, embora precioso, entre muitos outros, mas como o dom por excelência, porque dom dele mesmo, da sua Pessoa na humanidade sagrada, e também da sua obra de salvação” [1].

Resumindo: a Bíblia é criatura, a Eucarístia é o Criador. Na Bíblia escutamos a Deus, na Eucarístia recebemos a Deus. Citando São Bernardo de Claraval, Doutor da Igreja, “o cristianismo não é a religião de uma palavra escrita e muda, mas da Palavra encarnada e viva“. Adoremos pois a Palavra encarnada e viva que é o próprio Senhor Jesus Cristo: “E a Palavra se fez carne, E habitou entre nós” (João I,14). Tenhamos pois uma profunda atitude de veneração e respeito pelas Escrituras sagradas, mas o louvor e a glória para todo sempre seja dada a pessoa do Senhor através do culto da sagrada Eucaristia.

Veja também  Dicionário bíblico - letra e

Esperamos ter ajudado em Cristo Jesus e contamos com vossas fraternas orações nesses tempos atribulados:

Silvio L. Medeiros

Equipe VS

[1] JOÃO PAULO II, Carta Dominicae Cenae (24-II-80), n. 8 b; cf. também, Encíclica Ecclesia de Eucharistia (17-IV-2003),