O que é disparidade de culto?

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

No caso em que o matrimônio se dá entre uma parte católica e outra não-cristã (disparidade de culto), "pode-se agravar ainda mais essas dificuldades". Isto é evidente porque aqui teremos não apenas divergências em alguns pontos da doutrina cristã, mas inclusive divergências "na fé" e "na própria concepção do matrimônio". Pense-se, por exemplo, no caso em que um católico pretende contrair matrimônio com um muçulmano, parte esta que não aceita nem o matrimônio monogâmico, nem indissolúvel, nem a substancial igualdade entre o homem e a mulher, nem o direito à educação cristã dos filhos e, nem sequer (em alguns casos) permite a prática [de outra] religião. Como indica muito bem o Catecismo, "uma tentação que pode apresentar-se então é a indiferença religiosa".

Por este motivo, a Igreja, com sabedoria, exige a licença do Ordinário do lugar (bispo ou quem faz as suas vezes) para a liceidade do matrimônio misto e a dispensa da disparidade de culto para a validez do matrimônio díspar. O fundamento destes requisitos se baseia no "perigo para a parte católica de perder a fé e de que os filhos havidos no matrimônio não sejam educados conforme as linhas doutrinais e morais da religião católica. A estes perigos se acrescenta que a diversidade de religião constitui um obstáculo para estabelecer o "consórcio para toda a vida" ou a "íntima comunhão de vida" que é o matrimônio, vistas as diversas concepções sobre o mesmo que têm o contraente católico e os que professam outras religiões cristãs ou não-cristãs" (Manzanares; Mostaza; Santos. "Novo Direito Paroquial", Biblioteca de Autores Cristãos-BAC, Madri, 1990, p. 458).

Fonte: El Teólogo responde. Tradução: Carlos Martins Nabeto.


O Cânon Bíblico

O Cânon Bíblico

Leia "O Cânon Bíblico" e aprenda como a Bíblia teve origem e foi formada.

Adquira o seu

O Dom de Línguas

O dom das linguas

"O Dom de Línguas" é uma obra que apresenta a doutrina tradicional sobre este incrível dom carismático.

Adquira o seu

A Graça e Salvação

A Graça, a Fé, as Obras e a Salvação

"A Graça, a Fé, as Obras e a Salvação" aborda a difícil temática sobre o valor das obras para a salvação. Nela o autor, analiza a doutrina de Lutero (salvação somente pela fé) à luz da própria Bíblia.

Adquira o seu

Em Defesa da Fé Católica

A Graça, a Fé, as Obras e a Salvação

Atendendo ao chamado de S. Pedro que nos exorta a dar de bom grado a razão de nossa fé (cf. 1Pd 3,15-16), o autor apresenta uma completa defesa dos principais pontos controversos da doutrina católica.

Adquira o seu

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações em seu email.

Contacte-nos

Se desejar entar em contato, utilize as formas abaixo:

Siga-nos

Nós estamos nas redes sociais.

QRCode

QR Code
Você está aqui: Direito Canônico Dir. Matrimonial O que é disparidade de culto?