Respostas Católicas

Igreja católica: a verdadeira igreja?

– Como a Igreja Católica pode afirmar ser “a verdadeira Igreja” se ela representa apenas uma posição minoritária dentro do Cristianismo? (Anônimo)

Como argumento contra o Catolicismo e favorável a outros ramos do Cristianismo, sua afirmação prova outra coisa. O Protestantismo e a Ortodoxia são quantitativamente bem menores que o Catolicismo. Se o Catolicismo fosse falso simplesmente porque é minoritário dentro do Cristianismo – embora seja “a maior das minorias” – então tampouco o Protestantismo e a Ortodoxia poderiam ser verdadeiros também.

Como argumento contra o Catolicismo e favorável a algumas outras religiões do mundo, sua afirmação falha pelo mesmo motivo: cada uma delas – Islamismo, Hinduísmo, Judaísmo etc. – representa apenas uma pequena parcela da humanidade.

Pode ser que você esteja argumentando contra religiões de qualquer espécie. Mas o secularista ou racionalista que objeta a religião em geral (e objeta por causa da grande variedade de afirmações conflitantes apontadas como verdade) também falha aqui pela mesma razão. Sua visão materialista de mundo é uma opinião minoritária; a maioria das pessoas é religiosa.

Quanto aos debates entre católicos e protestantes em específico, acaba sendo uma pedra de tropeço para o Protestantismo o fato de a Igreja Católica afirmar ser a verdadeira Igreja fundada por Cristo, à qual todos os homens idealmente deveriam pertencer, pois os protestantes que a reconhecem como cristã a enxergam como uma igreja particular dentro de algo maior, que seria o Corpo de Cristo. Porém, nenhuma outra igreja cristã faz essa afirmação sobre si.

Veja também  Fora o novo testamento, há evidências da existência de jesus?