João Batista é maior do que Maria?

Creio que Nossa Senhora é a maior criatura de Deus, maior que os homens e os anjos. Mas gostaria que vocês me explicassem porque NSJC disse que São João Batista era o maior até aquele instante, dentre os nascidos de mulher.

Gostaria de obter vossa resposta, apesar que dela não depende e nem dependerá a minha fé na Mãe do meu Senhor.

Que Deus e Nossa Senhora continue abençoando todos vocês.

Oscar.

 

Caro Oscar,

Apesar da frase de Jesus Cristo, devemos considerar que a mesma encerra uma regra que comporta exceções. Afinal, se a regra em questão fosse absoluta, teríamos que concluir que João Batista era maior que o próprio Jesus, visto que Ele mesmo nasceu de uma mulher.

Assim, se a regra comporta uma exceção, ela pode comportar duas. E Maria, com certeza, é a segunda exceção à regra, pois a própria Bíblia nos indica, com clareza mediana, a superioridade dela sobre João Batista. Vejamos: “Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.” (Lc 1, 39-41)

Portanto, Maria é tão superior a João Batista que bastou uma saudação daquela que este, ainda no ventre de sua mãe, estremecesse de alegria. Ela é tão superior a João Batista quanto superior ao mistério dele é o mistério daquela que carregou, em seu seio, o Criador dos céus e da terra. João Batista não era digno de desamarrar as sandálias de Jesus, mas Maria foi digna o suficiente inclusive para concebê-lO, cuidar do mesmo ao nascer, amamentá-lo, vesti-lo, educá-lo, etc..

Como entender, então, a afirmação de Jesus. Vejamos o trecho de Mt 11, 11 por completo: “Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.”

Jesus está afirmando que, dentre os nascidos sob o pálio do pecado original (os nascidos de mulheres), João Batista foi o maior. No entanto, qualquer um que já participe da nova criação (os que pertencem ao Reino dos Céus), isto é, qualquer um que já se lavou nas águas do batismo, é superior ao próprio João Batista. Estes não nasceram de mulheres, mas da vontade de Deus (Jo 1, 12-13).

Ora, Jesus Cristo não se submeteu ao pecado original. Eis porque Ele é uma das exceções à regra de Mt 11, 11. Maria Santíssima, igualmente, não se submeteu ao mesmo, visto que foi concebida sem esta mancha. Eis porque ela é a segunda exceção à regra. Maria já inaugurou, em si mesma, o Reino dos Céus.

Portanto, caro Oscar, a conjugação de Mt 11, 11 com Lc 2, 39-41 provam a Imaculada Conceição de Maria. E pensar que os protestantes usam aquele primeiro versículo para negar o culto mariano…

Fique com Deus,

Alexandre.”

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.