Leitor cristão presbiteriano critica apologética do site veritatis splendor

[AGRADECIMENTO/CRITICA] Nome do leitor: João Batista Azevedo
Cidade/UF: Juscimeira/MT
Religião: Cristã
Confissão: presbiteriano

Mensagem
========

Não sou a favor de que as igrejas fiquem se agredindo. Muito nenos que se mostrem mais autênticas de que outras, inclusive o catolicismo. Sou evangélico e me relaciono muito bem com os católicos, inclusive, como pastor, tenho auxiliado em uma Casa de Recuperação para Dependentes Químicos mantida pelos padres da Igreja Católica de nosso municipio, com autorização deles, onde fazemos estudos bíblicos com os internados, afim de auxiliá-los a mudar de vida. Por favor, não permitam que artigos como esses, que criam um mal estar entre os religiosos de modo geral venham a ser publicados. Penso que é muito maior aquilo que nos une do que aquilo que nos separa. Falemos do amor de Cristo a todas as criaturas..e que Deus nos abençoe…fiquem na PAZ!

Prezado senhor João Batista Azevedo

Agradecemos a sua mensagem.

Alegra-nos muito saber que o senhor sendo cristão presbiteriano está aberto ao diálogo e ao trabalho com os católicos, realizando estudos bíblicos e auxiliando os dependentes químicos na Casa de Recuperação para Dependentes Químicos mantida pelos padres da Igreja Católica de seu município.

O senhor é um exemplo para nós católicos de um bom cristão que procura por em prática o novo mandamento de Jesus: “Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros“. (Jo 13,34).

Sobre a sua afirmação: “Não sou a favor de que as igrejas fiquem se agredindo. Muito nenos que se mostrem mais autênticas de que outras, inclusive o catolicismo.” Por um lado o senhor tem razão, como cristãos não devemos nos agredir, mas dialogar, irmanar, aprender, e colaborar uns com os outros. A desavença entre os cristãos não deixa de ser um escândalo que atrapalha muito a evangelização. Muitos pagãos ao verem as “igrejas se agredindo” não se convertem ao cristianismo porque parece-lhes que os cristãos se odeiam e não se amam. Somente o amor cativa e atrai, o ódio separa e afugenta. Por outro lado, em nosso diálogo, que deve ser respeitoso e fraterno, devemos transmitir o que acreditamos, sem reduções, de modo que possamos nos conhecer autenticamente. Assim sendo, como católicos, acreditamos, porque faz parte de nosso Credo, que Jesus Cristo fundou uma única Igreja, que é Una, Santa, Católica e Apostólica. Ao manifestarmos a nossa fé não temos a intenção de ofender os cristãos não-católicos. Respeitamos quem pensa diferente. E também reconhecemos que no protestantismo há muitos cristãos exemplares, que procuram viver a mensagem de Jesus com autenticidade.

Infelizmente recebemos mensagens de muitos cristãos protestantes extremamente agressivos que consideram o catolicismo religião pagã, a Igreja Católica como a prostituta da Babilônia, e o papa como a besta do Apocalipse. Com tais irmãos o diálogo é muito difícil, mas mesmo assim consideramos que temos o dever de defender a nossa Igreja contra os ataques injustos e preconceituosos que ela tem sofrido por parte de muitos que acham que têm o direito de nos agredir pelo simples fato de nos sentirmos felizes por sermos católicos, apostólicos, romanos.

Gostariamos que o senhor entendesse que o nosso apostolado por intermédio do site católico Veritatis Splendor, tem por alvo principal os cristãos católicos, para ajudá-los a descobrir as riquezas do catolicismo, sempre em comunhão com o Magistério da Igreja Católica e o papa, sucessor do apóstolo Pedro. Isto não significa que não-católicos não possam visitar o site e nos enviar mensagens. Também uma de nossas atividades é a apologética, que não deve ser entendida como briga, como imposição, como arrogância, mas como um diálogo respeitoso, para que nossos irmãos cristãos protestantes e outros possam refletir, deixar de lado, se houver, os preconceitos em relação ao catolicismo, e livremente se converterem. Só na Igreja Católica pode-se ser plenamente cristão. Isto não podemos negar. Todos têm o direito de conhecer a Verdade, que não é invenção nossa, porque unicamente transmitimos com fidelidade o que recebemos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, após a Sua ascenção ao Céu, conforme determinado por Ele, continua a falar à humanidade por intermédio do Magistério de Sua Igreja que é Una, Santa, Católica e Apostólica. Apenas obedecemos. Seria desobediência grave e falta de caridade de nossa parte pregar o relativismo religioso, dizer que todas as religiões são boas, ou que a Igreja fundada por Jesus Cristo seria formada por todas as Igrejas Cristãs: católica, ortodoxa e protestantes. Não teria sentido um site católico ser anti-católico, ou ensinar doutrinas contrárias aos ensinamentos do Magistério da Igreja Católica, que legítima e historicamente sucede o colégio apostólico inicial formado por Jesus, e que era composto pelos 12 apóstolos, chefiados pelo apóstolo Pedro, primeiro papa.

Sobre a sua afirmação: “Por favor, não permitam que artigos como esses, que criam um mal estar entre os religiosos de modo geral venham a ser publicados.” Gostaríamos de saber quais são os artigos aos quais o senhor se refere para podermos verificar se da nossa parte houve alguma forma de expressão agressiva ou inadequada que pudesse causar mal estar ou ofender.

Pedimos a Deus que o ilumine e o fortaleça para que o senhor continue a ser um bom cristão, sempre aberto ao diálogo e à cooperação com os católicos. Todos temos muito a aprender uns com os outros.

Desde já agradecemos a sua atenção e cordialidade.

Renato Colonna Rosman

Veritatis Splendor: https://www.veritatis.com.br/

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.