Espaço do Leitor

Leitor pergunta quais são os dias de preceito (santos de guarda)

Queridos Irmãos, obrigado pela vossa dedicação em sempre responder às mensagens. Que Deus abençõe o vosso trabalho.

Estou ciente da obrigação de assistir à Santa Missa aos Domingos e também dos motivos pelos quais temos este preceito. Mas sei que há também outros dias solenes em que temos a mesma obrigação.

No Brasil, algumas dessas festas tem a liturgia transferida para o Domingo mais próximo. Por outro lado, temos outras em que nem sequer é feriado. Quais são exatamente todos os dias em que temos a mesma obrigação do Domingo durante o ano? Em Cristo, Odair.


Caríssimo sr. Odair,

Além dos Domingos, os dias de preceito (ou guarda) são: Natal, Epifania, Ascensão, Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Santa Maria Mãe de Deus e sua Imaculada Conceição, e sua Assunção, São José, Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e Todos os Santos. Todavia, no Brasil, por autorização da Santa Sé, a solenidade de São José NÃO é de preceito; e a Epifania, Ascensão, Assunção, e São Pedro e São Paulo, são transferidas para o Domingo seguinte. Nesse sentido, cumprimos o preceito no próprio Domingo, o que é bem mais fácil. Em dias de semana, porque não foram transferidas no Brasil, restam o Natal, o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, a Imaculada Conceição, e a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1º de janeiro).

Cumprimos o preceito santificando o dia, deixando os trabalhos não essenciais, e assistindo com piedade a Santa Missa.

Em Cristo,

Veja também  Leitor pergunta sobre crise nas escolas católicas