Leitor pergunta se relato sobre adão e eva é apenas figurativo

Nome do leitor: Eclésio de Sousa Carneiro
Cidade/UF: Duque de Caxias
Religião: Católica Apostólica Romana

Mensagem
========

Minha esposa participou de um curso em que o palestrante disse que Adão e Eva era apenas figurativo. Que foi colocado na Palavra apenas para mostrar como DEUS, criou os seres humanos. Poderiam dar uma explicação?

A paz de Jesus para todos do VS

Eclesio de Sousa Carneiro.


Prezado Eclésio, a Santa Paz de Nosso Senhor!

Muitos Bispos e presbíteros da Igreja estão abandonando a Sã Doutrina para darem ouvidos às fábulas enganosas e pior: querem arrastar os fiéis para o erro deles.

É um completo absurdo que se permita ensinar tamanhas heresias. A gravidade disto é tão séria que esses erros são ensinados até mesmo em cursos de teologia. Com efeito, a teologia que deveria ser instrumento para o aperfeiçoamento na Fé, está sendo a porta de entrada da apostasia.

A negação da realidade do relato do Gênesis tem fundo modernista. Dizem os modernistas que Deus criou a humanidade não de um só casal, mas de vários. Esta teoria é conhecida como poligenismo e foi condenada na Humani Generis do Papa S. Pio XII:

“37. Mas, tratando-se de outra hipótese, isto é, a do poligenismo, os filhos da Igreja não gozam da mesma liberdade, pois os fiéis cristãos não podem abraçar a teoria de que depois de Adão tenha havido na terra verdadeiros homens não procedentes do mesmo protoparente por geração natural, ou, ainda, que Adão signifique o conjunto dos primeiros pais; já que não se vê claro de que modo tal afirmação pode harmonizar-se com o que as fontes da verdade revelada e os documentos do magistério da Igreja ensinam acerca do pecado original, que procede do pecado verdadeiramente cometido por um só Adão e que, transmitindo-se a todos os homens pela geração, é próprio de cada um deles” (1).

E porque os modernistas insistem em negar o ensino tradicional da Igreja? Essa gente não dá ponto sem nó. Eles trabalham para a demolição da Igreja. Da negação de que Adão e Eva não foram reais segue a negação da doutrina do Pecado Original. Segundo os modernistas, não há pecado original, logo o homem não precisa da Igreja para ministrar-lhe os sacramentos e conduzi-lo a Cristo.

O Concílio de Trento emitiu uma série de condenações sobre estas doutrinas modernistas (2).

Paulo também confirma a Doutrina do Pecado Original: “Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram” (Rm 5,12)

Também confirma que por causa Pecado Original, o homem necessita da salvação por Cristo: “Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos” (Rm 5,15).

Como se vê, na palestra que sua esposa assistiu foram ensinadas doutrinas modernistas e não católicas.

Tome providências a respeito. Procure o clérigo responsável pelo curso. Se não adiantar, procure o Bispo. Se não adiantar, me escreva. Procurei o Núncio Apostólico (embaixador do Papa) pois moro em Brasília.

Em Cristo Jesus,

Prof. Alessandro Lima.

Notas

(1) PAPA, Pio XII. Apostolado Veritatis Splendor: Humani Generis. Disponível em https://www.veritatis.com.br/article/4157. Desde 16/4/2007.

(2) CONCÍLIO DE TRENTO. Apostolado Veritatis Splendor: 1º PERÍODO:1545-1547 – SESSÃO V. Disponível em https://www.veritatis.com.br/article/726. Desde 21/4/2003.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.