Espaço do Leitor

Leitor pergunta sobre a canonização dos santos.

[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor: Wilian Oliveira
Cidade/UF: Belford Roxo
Religião: Católica

Mensagem
========

Obrigado por esclarecer minha dúvida sobre o concilio, gostaria de entender um pouco sobre os santos, a igreja canoniza um santo e expressa o titulo “são” por que ela está no céu?? Ou por que ela foi santa na terra essa pessoa?? Eu sei que é para pegarmos seus exemplos de santidade poderia me esclarecer??

Caro Willian,

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco!

Sua dúvida é muito simples, ao canonizar um Santo, a Igreja torna público que aquele servo de Deus viveu heroicamente as virtudes, sendo fiel à graça de Deus, e que, portanto, já se encontra indubitavelmente no céu, ou seja sua alma já está “face a face” (cf I Cor 13,12) com Deus na glória.

“Por canonização (= consignação no cânon ou catálogo) entende-se a sentença definitiva pela qual o Sumo Pontífice declara estar algum servo de Deus na glória celeste e permite que lhe seja consequentemente prestada a veneração pública” (BETTENCOURT, Estevão. Revista Pergunte e Responderemos nº 539, maio/2007, p.209).

Sobre o assunto ensina o Sagrado Magistério da Igreja:

Ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está em si e sustenta a esperança dos fiéis, propondo-os como modelos e intercessores. “Os santos e as santas sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis da história da Igreja.” Com efeito, “a santidade é a fonte secreta e a medida infalível de sua atividade apostólica e de seu elã missionário”. (CIC §828) [grifo nosso]

Para aprofundamento no tema recomendo os seguintes artigos publicados no Apostolado Veritatis Splendor:

APÓS A CANONIZAÇÃO, QUE PODEMOS DIZER SOBRE ESSA PESSOA?
CANONIZAÇÃO E INFALIBILIDADE

Esperando ter ajudado me despeço,

In caritate Christi,

Leandro.

Veja também  Onde se encontra a canonização dos santos na Bíblia?