Espaço do Leitor

Leitor pergunta sobre diferença entre alma e espírito

Boa tarde a todos.

Primeiramente gostaria de registrar minha alegria de ser Católico toda vez que entro no Site do VS e vejo que vcs defendem com afinco a nossa fé! Parabéns a toda equipe VS!

Um dia desses eu e uns amigos entramos em uma discussão sobre a diferença entre alma e espírito, o que acontece com cada um depois da morte?

Apesar de alguns até terem uma base Teológica deu pra perceber que é um tema que confunde um pouco.

Um Fraterno abraço.


Caríssimo sr. Luiz,

Agradeço imensamente a sua caridade.

Bem, alma e espírito, no homem, são uma coisa só. Não há diferenças. Apenas que o termo alma se refere à própria realidade da coisa, e espírito é uma característica dela.

Alma é o princípio vital de todo ser vivo. Daí dizermos quem um desenho, por exemplo, é “animado” (do latim, “anima”), quando ele “se move”. Todo ser vivo tem alma. Isto está bem desenvolvido em Santo Tomás, na Suma.

A célula só se reproduz por causa da alma lá presente. Daí dizermos que Deus infunde a alma no momento da concepção. Se não assim não fosse, não poderia haver multiplicação celular.

Temos de remover de nossa mente a idéia de uma alma como se fosse um “fantasminha”, uma “alma penada” vagando por aí e igual ao corpo, totalmente estranha à mentalidade católica.

Já o termo “espírito” é mais uma qualidade, o oposto de “matéria”. Assim, o corpo é material, e a alma, no homem, é espiritual.

A alma é a forma do corpo, e este a matéria informada por aquela. O corpo sem a alma é morto.

Chamamos “forma” o que dá coerência a determinada matéria. Assim, um cachorro e um ser humano tem a mesma matéria (corpo, carne, ossos etc). O que os torna diferentes é justamente a forma, que no caso é a alma. O cachorro só é cachorro porque uma dada matéria foi informada com alma de cachorro. Já a bananeira, além de ter uma matéria diferente da do cachorro e do ser humano, tem uma alma diferente, uma forma diferente.

O homem, ao contrário do cachorro e da bananeira, tem uma alma espiritual. Desse modo, alma e espírito, no cachorro e na bananeira, são termos distintos: eles têm alma, mas não espírito. No homem, todavia, alma e espírito são sinônimos, pois sua alma é espiritual.

Nisso, por ser espiritual, a alma humana é intelectual, transcendental e imortal. A alma do cachorro e da bananeira não. Por isso, quando a alma do cachorro e da bananeira se separam do corpo, ocorrendo a morte, há tb a morte da própria alma deles. A alma dos seres vivos infra-humanos acaba com a morte.

No homem são substancialmente unidas a alma e o corpo, de modo que na Ressurreição a alma será reunida ao corpo, à semelhança de Nosso SENHOR.

Ou seja: o anjo é espírito, mas não tem alma (noutros termos, é puro espírito); a planta e o animal têm alma, mas não espírito, pois sua alma não é espiritual, mas mortal; o homem tem uma alma que é espíritual, i.e., uma alma que é também espírito.

Em Cristo,

Veja também  A VIRGEM MARIA E O ESPÍRITO SANTO