Leitor pergunta sobre origem de adão e eva

Gostaria de obter referencias mostrando a posição da Igreja Católica com relação a citação do Gênesis de que Adão veio do barro + sopro divino. Acredito não haver hipótese de que esse sentido seja literal. Estou certa?

Agradeço a colaboração,

Claudia

Resposta

Caríssima Claudia, salve Maria, a Mãe de Nosso Senhor.

Muito nos apraz receber a sua correspondência e mais ainda em respondê-la: sua pergunta e a conseqüente resposta pode dirimir outras semelhantes e esse espaço fica mais acolhedor ainda.

Vamos a ela. Primeiramente queria fazer algumas considerações que se fazem necessárias e serão de grande valia para tentarmos apreender o maravilhoso sentido desse tema.

A razão humana, muito diferentemente do que dizem por aí, é boa e foi criada por Deus. Longe de ser “a perdição dos homens” é ferramenta eficiente no diligente labor humano, na dignidade de ser humano. Não podemos negar que um funcionar autônomo, sem o concurso da fé, ela fica como “deficiente”, “incapaz” e “incompleta” na sua ação integral e integra. Somos um composto e como composto devemos ser.
Claro está que a razão não esgota e alcança plenamente as verdades de fé, mas é um poderoso recurso e concurso para compreender alguns desses mistérios: a imortalidade da alma, a moral, a teologia etc.
 
Com essas premissas, que muito nos vão servir para melhor compreender os Mistérios que envolvem, vamos agora a sua pergunta especificamente.

A Bíblia necessita de modos para se entender o sentido: muitas vezes o modo literal, isto é, ela nos fala com palavras unívocas de entendimento; outras vezes em sentido analógico onde o se menciona uma coisa para se falar de outra e o modo misto onde literalidade e analogia se mesclam divinamente. Cabe ao estudioso perceber essas sutis diferenças. Para isso a Igreja salvaguarda esse correto e reto entendimento pelo patrimônio acumulado pelo Seu Magistério e a Tradição que guarda em relicário o verdadeiro sentido das Sagradas Escrituras e nos disponibiliza. Esse zelo vem bem a calhar devido aos “novidadeiros” e “interpretes” da Bíblia: “livres de toda a coação” – livres para errar e induzir ao erro – pregam eles as “suas opiniões” eivadas de desvios e deformações que se afastam do núcleo do Evangelho e se perdem em loucos devaneios.

Lembra do que diz a Bíblia: Deus primeiro criou a matéria inerme e informe. Do “barro”, isto é, da matéria natural criou ele o homem. Note que Deus criou o homem de modo impar, único, diferentemente do resto da Criação.

Esse “suporte natural” (animal e mineral) serviu de base para que Ele desse “algo a mais”, “algo” que o diferenciasse ainda mais do resto de Sua Criação, “algo” que o distinguisse, “algo” que o dignificasse alem do meramente animal, meramente natural, “algo” que o elevava a categoria de filho de Deus por quer nos temos “algo” de Seu: o Sopro Divino, a vida espiritual, a normal de nossa vocação como filhos de Deus. Vê-se que as Sagradas Escrituras usam, nessa passagem, usa de uma divina analogia para dizer como Deus nos fez a Sua imagem e semelhança – na imagem como homens; na semelhança como filhos de Deus.

Muitos daqueles que dizem que as Escrituras são “meros contos desprovidos de verdade cientifica” são justamente aqueles que estão inchados de razão louca divorciada da fé e inflamados do ego que purga o pus da soberba. Não compreendem eles – ou não querem compreender – a maravilhosa e libertadora verdade que ali se encontra. Ficam presos no abismo  entre razão e fé, aferrados em “suas convicções” ocas, vazias e trevosas não percebendo a grandeza que ali se revela em palavras simples porem prenhes de significado redentor.

Tentando estender um pouco mais a resposta para abranger essa maravilhosa complementaridade vamos agora falar do homem e da mulher. Sabemos que Adão foi criado do barro e Eva de uma costela de Adão: Deus fez Adão dormir e lhe tirou uma costela para fazer Eva. Você já parou para meditar nessa afirmação? Vejamos: Deus tira “de dentro do homem” aquilo para fazer a mulher, isto é, homem e mulher são um só, uma só carne; daí o casamento ser um Sacramento, ser sagrado, onde “dois fazem [novamente] um”. E tira Ele “da costela”, do lado: não abaixo, nem acima, do lado, para que eles andem lado-a-lado, um ajudando o outro nessa caminhada. Mais ainda: a costela estar debaixo do braço para que o homem proteja a sua mulher, para que a ampare e guarde.

Aqui, minha cara amiga, o Mistério de que Deus revestiu o homem e a mulher.
Esperamos ter respondido a contento a sua resposta. Não se iniba de encaminhar-nos suas duvidas. Estamos sempre disponíveis para responder suas perguntas.

Nos corações de Jesus, Maria e José.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.