Leitora pergunta sobre a Igreja ser católica e apostólica

[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor: VALDENIR
Cidade/UF: recife-pe
Religião: Católica

Mensagem

========

Caros, que a Paz de Nosso Senhor esteja sempre com voçês.

Gostaria que me tirassem uma dúvida: o meu marido é protestante (igreja presbiteriana) e no último domingo chegou em casa me falando que o seu pastor tinha lhe dito que eles são católicos apostólicos, menos romanos. Isto é verdade?
Grata
Valdenir

Olá, prezada Valdenir, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Maria estejam contigo. Bem, se bem entendi sua pergunta, talvez o pastor tenha se referido ao fato de que os protestantes normalmente alegam que não sabem como a Igreja pode ser católica universal e romana ao mesmo tempo.

Impressionou-me o fato de que o referido pastor tenha aceitado que a Igreja é apostólica. Normalmente nem isto alguns protestantes aceitam, esquecendo-se de que já no Novo Testamento se encontra a noção de que o patrimônio da fé não chega aos fiéis como algo descido do céu diretamente, mas, sim, como algo que parte do Pai, passa por Jesus Cristo, pelos Apóstolos e, finalmente, chega a cada indivíduo no seu respectivo tempo. Os primeiros escritores da Igreja retomaram e estenderam essa série de comunicações ou missões. Assim lemos em Tertuliano: “Sem dúvida, é preciso afirmar que as igrejas receberam dos Apóstolos; os Apóstolos receberam de Cristo, e Cristo recebeu de Deus” (De Praescriptione Haereticorum 21, 4).

O título “romana” não implica nacionalismo nem particularismo. É apenas o título que indica o endereço da sede primacial da Igreja. Na verdade, a Igreja, atuando neste mundo, precisa de ter seu endereço ou seu referencial postal, que é o do Bispo de Roma, feito Chefe visível por Cristo. Por conseguinte a Igreja Católica recebe o título de “Romana” sem prejuízo para a sua catolicidade ou universalidade.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.