Respostas Católicas

Me parece que há divisão entre os católicos, como há entre protestantes. isto não seria um fato?

– A Igreja Católica afirma ser una na doutrina, mas me parece que existe muita divisão entre os católicos assim como existe entre os protestantes. Isto não seria um fato? (Anônimo)

Realmente não. A divisão não é inerente ao Catolicismo como o é ao Protestantismo. No caso, a desunião doutrinária que ocorre entre os católicos não é resultante de católicos viverem segundo seus próprios princípios. Na verdade, é causada por católicos que são insuficientemente católicos, por não seguirem os ensinamentos da Igreja.

Por outro lado, os católicos dissidentes são realmente (um tipo de) protestantes porque, embora não divirjam dos ensinamentos católicos nas mesmas questões que os Reformadores protestantes, eles rejeitam os ensinamentos da Igreja e os substituem por suas próprias idéias acerca de o que é o Cristianismo.

Já a desunião protestante é devida, pelo menos em parte, ao fato de os protestantes seguirem o princípio da “Sola Scriptura”. Mesmo quando pecado e mérito são excluídos da equação, os protestantes permanecem interpretando a Bíblia de maneiras distintas em importantes matérias, às vezes até mesmo em questões diretamente ligadas à salvação (como a natureza do Batismo ou se os cristãos podem perder sua salvação). Isto aponta para um método imperfeito que quer discernir o que Deus revelou e não meramente para opinantes (=pessoas) imperfeitos.

Veja também  Respostas ao protestante gelton junior (primeira parte)