“Monitum” sobre uma Ordenação Simulada de Sacerdotisas (10.07.2002)

No dia 29 de junho passado, Rômulo Antonio Braschi, fundador de uma comunidade cismática, pretendeu conferir a ordenação sacerdotal às seguintes mulheres católicas: Christine Mayr-Lumetzberger, Adelinde Theresia Roitinger, Gisela Forster, Iris Müller, Ida Raming, Pia Brunner e Angela White.

Com o objetivo de orientar a consciência dos fiéis e dissipar qualquer dúvida sobre a matéria, a Congregação para a Doutrina da Fé quer recordar que, segundo a Carta Apostólica “Ordinatio Sacerdotalis”, de João Paulo II, a Igreja “não tem, de modo algum, a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e este ditame deve ser considerado como definitivo por todos os fiéis da Igreja” (nº 4).

A “ordenação sacerdotal” [ali] realizada não é senão a simulação de um sacramento e, por isso, resulta inválida e nula, e constitui um grave delito contra a constituição divina da Igreja. Já que o bispo “ordenante” pertence a uma comunidade cismática, trata-se, ademais, de uma grave ofensa contra a unidade da Igreja. Assim mesmo, o sucedido, ao invés de contribuir, prejudica a uma autêntica promoção da mulher, a qual ocupa um lugar peculiar, específico e insubstituível na Igreja e na sociedade.

Com a presente, considerando as declarações do Bispo de Linz e da Conferência Episcopal Austríaca a esse respeito, adverte-se formalmente, conforme a norma do cânon 1.347, §1º, do Código de Direito Canônico, às mulheres acima mencionadas, que incorrerão na excomunhão reservada à Santa Sé se, antes de 22 de julho de 2002, não reconhecerem, primeiro, a nulidade das “ordens” recebidas de um bispo cismático e em contrariedade com a doutrina definitiva da Igreja, e, segundo, não se declararem arrependidas e pedirem perdão pelo escândalo causado entre os fiéis.

– Roma, da sede da Congregação para a Doutrina da Fé, em 10 de julho de 2002.

Joseph Card. Ratzinger
Prefeito

Tarcisio Bertone, S.D.B.
Arcebispo emérito de Vercelli, Secretário

CONGREGAÇÃO DA DOUTRINA DA FÉ

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.