Respostas Católicas

O que é panteísmo?

– O que é panteísmo? (Anônimo)

Panteísmo é a crença de que Deus é tudo e que tudo é Deus. Algumas versões de Panteísmo não são assim tão rudes, mas todas tendem a ser monistas, enxergando Deus e sua criação como essencialmente uma só coisa.

Alguns panteístas dizem que todos nós somos parte de Deus, uma vez que todos nós somos parte do universo, o qual é Deus. Outros enxergam o universo como a corporização da essência divina. A existência é ilusória em cada indivíduo, pois todos são apenas um.

Essa redução de tudo em uma espécie de sopa cósmica divina significa que a realidade fundamental (Deus) é, no fim das contas, impessoal. A distinção entre pessoas e coisas é descartada.

No nível psicológico, se a distinção essencial entre Deus e sua criação é removida, então você e eu somos Deus. E nós podemos, com efeito, criar a nossa própria realidade.

Sendo assim, todos os problemas existentes são, em última análise, auto-infligidos, quer porque somos Deus e podemos esquecê-los, quer porque somos apenas um e portanto desconhecemos os problemas. A partir da ótica cristã, isto é tão somente a repetição da promessa feita a Eva pela Serpente (Gênesis 3,5).

Religiões orientais – como o Hinduísmo – são panteístas. O movimento de Nova Era, que é uma versão ocidentalizada de religião oriental, também é panteísta.

Veja também  Um debate sobre a licitude da prática do Yoga…