Respostas Católicas

O que significa “evangelho pleno”?

– O que significa a expressão “Evangelho Pleno”? Significa dizer que os católicos têm apenas um meio-Evangelho? (Anônimo)

Não se preocupe com isso. Nós possuímos o Evangelho integral. A igreja descrever a si mesma como de “Evangelho Pleno” é, provavelmente, [porque possui orientação] pentecostal.

O surgimento do Pentecostalismo na virada dos séculos XIX/XX se deu com o aparecimento de grupos que afirmavam estar restaurando a Igreja Cristã ao seu primitivo fervor através de uma renovação dos dons carismáticos (pentecostais), conforme mencionado na Bíblia (Atos 2,3-13; 1Coríntios 12,8-11). Esses dons incluiriam falar em línguas, interpretação das línguas, profecia, dons de cura, conhecimento, sabedoria e milagres.

Os pentecostais consideram estes dons como sinais da obra do Espírito Santo nos últimos dias, de maneira que as igrejas que desprezam estes dons são vistas [pelos pentecostais] como deficientes (na melhor das hipóteses) ou apóstatas (na pior das hipóteses). Com efeito, os grupos cristãos que aceitam os dons pentecostais, sejam eles entidades denominacionais ou igrejas locais independentes, são tidos [pelos pentecostais] como possuidores da revelação bíblica plena. Daí a expressão “Evangelho Pleno”.

Veja também  A bíblia diz que pedro nunca esteve em roma?