Respostas Católicas

O que vem a ser o “milênio” que os pregadores da televisão tanto falam?

– O que vem a ser o “Milênio” que os pregadores da televisão tanto falam? (Anônimo)

“Milênio” provém do latim “mille” (=mil) e “annum” (=ano). Apocalipse 20,4 menciona um período de mil anos que geralmente é chamado de “millennium”. Ao tratar dos santos, Apocalipse 20,4 diz: “Eles voltaram a viver, para reinarem com Cristo durante mil anos”.

Baseados nesta passagem, muitas pessoas têm dito que, após sua Segunda Vinda, Cristo reinará na Terra por mil anos. A crença de que Cristo virá antes do milênio é chamada “premilenialismo”. Muitos pregadores da televisão são premilenialistas.

Outros cristãos sustentam que o milênio não é um período literal de mil anos, mas uma figura para se referir ao tempo em que Cristo reinará na Terra através da sua Igreja. Este tempo ainda não teria chegado.

Alguns dos que aceitam esta interpretação acreditam que o mundo será melhor sob a influência de Cristo e que haverá uma época em que a sociedade como um todo será cristianizada. Esta é a versão que dão para o milênio.

Segundo esta visão, Cristo retornará após o milênio para julgar os vivos e os mortos. Esta idéia é chamada “pós-milenialismo”.

Existe também aqueles que crêem que o milênio é um simbolismo para a era total da Igreja. Eles apontam para os versículos bíblicos que falam de Cristo já reinando no céu. Isto é chamado “amilenialismo” (=nenhum milênio), embora alguns prefiram chamar de “milenialismo” porque não nega o milênio, mas apenas o interpreta como símbolo da Era da Igreja.

A Igreja Católica não definiu qual posição é a correta. E mais: muitos teólogos católicos têm sido amilenialistas ou pós-milenialistas; não encontramos nenhum que tenha sido premilenialista.

Veja também  Quem ou o que é o "anticristo"?