Os católicos insistem em comer apenas o pão na eucaristia ?

[Leitor NÃO autorizou a publicação de seu nome no site]

Nome do leitor:

Cidade/UF: João Pessoa/PB

Religião: Batista

Mensagem
========

Prezados,

Percebo que vocês valorizam muito o sacramento da eucaristia (que os evangélicos chamam de ceia do Senhor), mas gostaria que verificássemos uma passagem bíblica que reza o seguinte:

"Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. O que comer a minha carne e beber o meu sangue terá a vida eterna. Porque a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele. O que me come… viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu… O que come este pão, viverá eternamente!" (Jo 6, 54 – 59).

A pergunta que não quer calar: Por que os fiéis católicos só comem da hóstia mas não bebem do vinho, ignorando uma ordem expressa do próprio Jesus Cristo ? Não tem Jesus a autoridade máxima em termos de doutrina ?

As demais passagens das escrituras mostram que TODOS comeram do pão e beberam do vinho na celebração santa.

"E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e TODOS BEBERAM DELE" (Mat 26:27).

"E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. (Marcos 14:23 ACF).

"Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha" (1 cor 11:26).

Paulo fala aqui para toda a igreja. Não é para alguns privilegiados, mas para todos.

Além do mais, as palavras de Jesus são muito fortes: "se … não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós". Por que os católicos insistem em comer somente do pão, ignorando a obrigação de beber do vinho ?

Fica aqui mais uma cândida pergunta minha para a vossa resposta.

Prezado Leitor "Cristão Batista"

Agradecemos a sua visita ao nosso site católico e rezamos para que o Espírito Santo o ilumine para que você possa compreender o significado da Eucaristia, considerado por nós cristãos católicos o mais importante de todos os sacramentos.

A sua pergunta: "Por que os católicos insistem em comer somente do pão, ignorando a obrigação de beber do vinho?" não reflete a realidade de como nós cristãos católicos celebramos o sacramento da Eucaristia. Não é verdade que nós cristãos católicos no sacramento da Eucaristia "insistimos em comer somente o pão, ignorando a obrigação de beber o vinho". Em toda a celebração eucarística católica, o sacerdote católico, come o pão e bebe o vinho consagrados. Também os cristãos católicos que participam da celebração eucarística presidida pelo sacerdote católico podem, ao comungarem, tanto comer o pão quanto beber o vinho consagrados em determinadas circunstâncias. Segundo a doutrina católica, em ambas as espécies eucarísticas, isto é, tanto no pão quanto no vinho consagrados pelo sacerdote católico, Jesus Cristo está realmente presente inteiro com Seu Corpo, Seu Sangue, Sua Alma e Sua Divindade. Assim sendo, se o cristão católico ao comungar come apenas o pão consagrado, ele está recebendo Jesus Cristo inteiro do mesmo modo se comungasse bebendo apenas o vinho consagrado. Portanto, não é necessário comungar ambos o pão e o vinho. Ao comungar (comer) somente o pão consagrado, o cristão católico também bebe o sangue de Jesus, porque este já está incluído no pão consagrado.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre o sacramento da Eucaristia, sugerimos que pesquise em nosso site a respeito utilizando a janela de busta no canto superior direito da página principal e digitando "Eucaristia". Seja sempre bem vindo.

Espero que a resposta tenha sanado a sua dúvida.

Que Deus o abençoe.

Atenciosamente,

Renato Colonna Rosman

Veritatis Splendor: https://www.veritatis.com.br/default.aspx

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.