Espaço do Leitor

Pode um seminarista fazer a oração eucarística?

[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor: Mauricio Ricardo Soares
Cidade/UF: Varginha MG
Religião: Católica

Mensagem
========

Pode um seminarista, fazer a oração eucarisica? Na minha paróquia o padre permitiu.

Caríssimo Maurício,

PAX DOMINI,

A própria definição do que é Oração Eucarística responde o seu questionamento. Vejamos, a Instrução Geral sobre o Missal Romano (em latim: Institutio Generalis Missalis Romani), diz;

“na oração eucarística rendem-se graças a Deus por toda obra salvífica e o pão e vinho tornam-se o Corpo e o Sangue de Cristo.” (IGMR 48).

“A oração eucarística é o centro e ápice de toda celebração, é prece de ação de graças e santificação. O sacerdote convida o povo a elevar os corações ao Senhor na oração e na ação de graças e o associa à prece que dirige a Deus Pai por Jesus Cristo em nome de toda comunidade. O sentido desta oração é que toda a assembléia se una com Cristo na proclamação das maravilhas de Deus e na oblação do sacrifício” (IGMR 54).

Como é perceptível, a Oração Eucarística é o ápice da celebração. Onde através de Cristo nós vivenciamos a profundidade do mistério salvífico. A XI Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, tendo como tema “A Eucaristia; Fonte e Ápice da Vida e da Missão da Igreja”, reunida na Cidade do Vaticano, lembrou que a “A Igreja de Cristo une-se a essa oferta na anáfora ou Oração Eucarística. Essa oferta, embora de maneira incruenta, não é nova, mas é a mesma que se realizou sobre a Cruz. É esse o sentido da observação feita pela referida Encíclica: “A Missa torna presente o sacrifício da Cruz; não é mais um, nem o multiplica (Ecclesia de Eucharistia)

Ora, na Oração Eucarística se encontra a Ação de Graças, a invocação do Espírito Santo, a Consagração, a Doxologia. Tudo embebido na mística sacrificial que é a Santa Missa. Um seminarista não tem poder para tamanha investidura.

Em Jesus, Maria e José,

Pedro Ravazzano

Veja também  A Origem da Expressão Missa