Respostas Católicas

Por que os católicos chamam maria de “mãe de deus”?

– Por que vocês, católicos, chamam Maria de “Mãe de Deus”? Isto é uma blasfêmia, para não dizer que é um suicídio lógico. Se Maria fosse mesmo mãe de Deus, então a mãe dela seria a “Avó de Deus”. (Anônimo)

Nós chamamos Maria de “Mãe de Deus” porque é exatamente isso que ela é. Para saber o porquê disto ser verdade, vamos dar um passo atrás e considerar quem e o que é o seu Filho, Jesus Cristo:

Desde sua Encarnação, Jesus tinha 2 naturezas: a divina e a humana. Estas naturezas são completamente unidas, de modo que Ele é completamente Deus e completamente homem. O termo técnico para indicar isto é “união hipostática”.

Embora Jesus tenha duas naturezas, ele é apenas uma Pessoa: Deus, a Segunda Pessoa da Trindade. Por isso, Jesus é propriamente chamado de “Deus-Homem”. (Pelo termo “natureza”, damos significado ao que Jesus é; pelo termo “Pessoa”, damos significado a quem Ele é).

Já que o Filho nascido de Maria é uma simples Pessoa (e essa Pessoa é Deus) com duas naturezas, Maria pode ser corretamente chamada de “Mãe de Deus”. A Pessoa de quem ela é mãe é Deus (Ele não é – estritamente e filosoficamente falando – uma pessoa humana, tal como nós).

Isto não significa que Maria existisse antes de Deus (o que é impossível). Ela é uma pessoa humana com uma natureza humana. Mas ela existia antes da natureza humana de Jesus ser criada.

Eis aqui um outro modo de enxergar a questão: uma mulher não pode ser mãe meramente de uma natureza; ela pode apenas ser mãe de uma pessoa que possui uma natureza. Quando uma criança é concebida, ela é pessoa, não apenas natureza.

Veja também  Em que sentido Maria é "sempre Virgem"?

O mesmo se aplica a Jesus, caso contrário Ele seria 2 Pessoas, além de ter 2 naturezas. Já que Maria é Mãe não da natureza humana de Jesus, mas do Deus-Homem Jesus (uma Pessoa Divina), ela é corretamente chamada de “Mãe de Deus”.