Respostas Católicas

Por que os protestantes convertem mais?

– Se a Igreja Católica é a verdadeira Igreja, por que os protestantes evangélicos conseguem converter mais pessoas? (Anônimo)

Sucesso em obter conversões não é necessariamente prova de que uma religião é verdadeira. Se fosse, então as crenças dos Testemunhas de Jeová e do Mormonismo deveriam ser formas verdadeiras do Cristianismo, já que eles se expandem mais rápido que o Protestantimo evangélico.

A falha em obter conversões também não desaprova a afirmação de que certa religião é a verdadeira. Apenas uma pequena minoria dos contemporâneos de Jesus aceitaram a Sua mensagem e isto não refuta a afirmação do messianismo de Cristo.

Por que os evangélicos têm mais sucesso ultimamente em obter conversões? Porque eles estão usando melhor a verdade parcial do que os católicos com a verdade total.

É como os judeus e os samaritanos: Deus se revelou a Israel e confiou-lhe seus mandamentos; contudo, na Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10,29-37), foi um samaritano – pessoa desprezada – quem realmente cumpriu os mandamentos de Deus.

Deus operou através de um samaritano obediente, um homem fora da comunidade da aliança salvífica, ao invés de um levita ou sacerdote negligente.

De forma semelhante, os evangélicos estão fazendo mais com menos; e os católicos estão fazendo menos com mais. Quando os católicos se atentarem para esta realidade, também farão mais conversões. Chegou o tempo – como observou Chesterton – da Igreja passar a mover o mundo, e não da Igreja ser movida com o mundo.

 

Veja também  Antonella moccia - ex-modelo