Posso pedir a Deus que me conceda o espírito de alguém?

Caros irmãos do Apostolado Veritatis Splendor, antes de mais nada, quero parabenizá-los pelo excelente trabalho que vocês têm realizado no sentido de orientar os cristãos católicos na Fé. Desejo que vocês esclareçam-me uma dúvida sobre a passagem do Segundo Livro dos Reis que relata o arrebatamento do profeta Elias aos Céus, e seu sucessor Eliseu pede a Deus o seu espírito [de Elias]. Também o livro dos Números (11,17.25) narra o episódio dos setenta anciãos de Israel para quem Deus concede parte do espírito de Moisés. Como é que o espírito de uma pessoa pode ser concedido a outrem? Isso só acontece se a pessoa que “doou” o espírito estiver ainda viva ou pode ser pedido de qualquer pessoa, mesmo as que não estão mais entre nós? Por exemplo, poderia eu pedir a Deus que me concedesse parte do espírito de padre Léo?
Pax Domini!!!
Grata desde já. (Chirlei)

Prezada Chirlei,

A paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Agradecemos pelo seu apoio e por suas orações.

Em ambas as passagens às quais você se refere, é do Espírito de Deus que se está falando. “Espírito de Moisés” e “espírito de Elias” são apenas modos de dizer. Não era o “espírito de Moisés” nem o “espírito de Elias” que realizavam milagres, prodígios e profecias, mas sim o Espírito de Deus (ou Terceira Pessoa da Santíssima Trindade) que agia neles e através deles.

Ademais, o espírito de cada pessoa é intransferível, ou seja, cada pessoa tem o seu espírito, que não pode ser transferido para outrem (nem em parte, já que o espírito, sendo imaterial, é indivisível).

Por isso, em vez de pedir a Deus “parte do espírito de padre Léo”, peça que o Senhor lhe encha cada vez mais do Espírito Santo e de Sua graça! E assim você poderá ser usada por Deus, assim como Moisés, Elias e o Pe. Léo o foram.

Fique com Deus.

Fraternalmente,
Marcos M. Grillo

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.