Respostas Católicas

Quais eram as diferenças entre saduceus e fariseus?

– Por favor, expliquem a diferença entre os Saduceus e os Fariseus nos Evangelhos (Anônimo).

Tanto os Saduceus quanto os Fariseus eram partidos religiosos nos dias de Jesus. Ambos eram críticos [de Jesus] e ambos eram criticados por Jesus.

Os Saduceus se consideram "conservadores", como os Velhos Crentes. Isto porque eles aceitavam como autoridade apenas a Lei escrita de Moisés e rejeitavam a Revelação subsequente. Consequentemente, os Saduceus negavam muitas das doutrinas defendidas pelos Fariseus e por Jesus, inclusive a ressurreição dos mortos, a existência de anjos e espíritos, e a possibilidade de recompensa ou punição após a morte. Os Saduceus entendiam que estas crenças eram corrupções zoroástricas da autêntica fé de Israel.

Embora fosse partido religioso, os Saduceus eram mais importantes como força política. Representavam a aristocracia sacerdotal e a estrutura de poder em Israel. Para eles, as atividades da religião centralizavam-se principalmente em torno do Templo.

Por outro lado, os Fariseus eram um grupo leigo, representando mais o homem comum. Em acréscimo à Lei escrita de Moisés, os Fariseus aceitavam como autoridade o restante daquilo que para nós chama-se "Antigo Testamento", além da "tradição dos anciãos".

E embora os Saduceus entendessem que a adoração no Templo era o principal foco da Lei, os Fariseus acreditavam que isto era apenas um entre muitos componentes da devida observância mosaica. Era sobre a interpretação da Lei e como a compreendiam no sentido de autêntica tradição de Israel que Jesus e os Fariseus discordavam.

Após a destruição do Templo em 70 d.C., o Judaísmo Saduceu desapareceu e o Judaísmo Farisaico tornou-se dominante. É, pois, dos Fariseus que o Judaísmo de hoje procede primariamente.

Veja também  A "nova enciclopédia católica" afirma que maria teve outros filhos?