Respostas Católicas

Qual a posição católica sobre a existência de vida extraterrestre?

– Qual a posição católica sobre a existência de vida extraterrestre? (Anônimo)

Não existe nenhuma posição. A existência de vida em outros planetas é uma questão científica, não teológica. Mas se houver a descoberta de vida em outras planetas, algumas questões teológicas poderão ser consideradas.

Em “Perelandra”, C.S.Lewis especulou sobre a possibilidade de uma raça decaída (como a nossa) influenciar extraterrestres não-decaídos. Ora, nós fomos afetados por Satanás, anjo decaído; com efeito, não há nada na Bíblia dizendo que a humanidade não possa vir a causar um efeito semelhante em uma outra raça.

Por outro lado, nós também podemos fazer parte da redenção de outra raça, participando em sua história da salvação, assim como os bons anjos fazem parte da nossa (Mateus 28,2-5; Atos 7,38.53).

É possível que Deus tenha criado múltiplos mundos, alguns decaídos, outros não; mas por ora não existe a menor evidência científica nesse sentido. Alguns cientistas, como certos periódicos populares, afirmam a existência de extraterrestres baseados na estatística matemática de outras estrelas possuírem planetas; mas suas teorias são rejeitadas por quase a totalidade da comunidade científica.

Tal afirmativa diz algo assim: se alguns desses planetas possuírem atmosferas como a da Terra, e se alguns desses planetas semelhantes à Terra gerarem espontaneamente amino-ácidos, e se alguns desses amino-ácidos resultarem em formas de vida superiores, então existirá vida inteligente em outros mundos. Mas note a quantidade de “SEs” aqui.

Insistir que deve haver vida inteligente em outros lugares do universo é sobrestimar o caso. Ademais, é teologicamente irrelevante, pois as doutrinas centrais do Cristianismo permanecem intactas com ou sem a presença de homenzinhos verdes.

Veja também  Se jesus e o pai são apenas um, logo jesus é o próprio pai...