Respostas Católicas

Qual a principal diferença entre ortodoxia e catolicismo de rito oriental?

– Eu tenho duas questões para vocês, sobre a Ortodoxia Oriental e o Catolicismo de Rito Oriental. Primeiro: qual é a principal diferença entre os dois (além de um não ser católico e o outro sim)? Segundo: onde eu posso ler uma história básica mas geral do Catolicismo de Rito Oriental? (Anônimo)

A principal diferença entre a Ortodoxia Oriental e o Catolicismo de Rito Oriental é eclesiológico, que tem a ver com a forma como cada um deles percebe a natureza e a estrutura da Igreja.

A posição ortodoxa enxerga a Igreja como uma federação de igrejas locais, enquanto os católicos, de rito oriental ou não, enxergam-na como uma comunhão orgânica, com o sucessor de Pedro – o Papa – como um componente essencial dessa comunhão.

Apesar desta e de outras diferenças que não podemos considerar aqui, existe uma grande concordância entre o que os católicos de rito oriental e os ortodoxos têm em comum, inclusive uma tradição litúrgica e cultural equinânimes.

Em razão disso, muitos católicos de rito oriental preferem pensar de si mesmos como "ortodoxos em comunhão com Roma" ao invés de "uniatas". Este último termo tem sido usado frequentemente pelos ortodoxos, em um sentido derrogatório, contra os católicos de rito oriental.

Respondendo à sua segunda pergunta, para uma boa visão do Catolicismo de Rito Oriental, leia a obra de Hubert Jedin, "History of the Church" (História da Igreja), vol. 9, pp. 335 e seguintes; e vol. 10, pp. 473  e seguintes. A "The New Catholic Encyclopedia" (A Nova Enciclopédia Católica) também possui artigos sobre a matéria e muitos tópicos correlatos.

Veja também  A questão do Filioque