Quando Pedro se arrependeu de ter negado a Cristo?

Prezada equipe do Veritatis Splendor,
Gostaria que o venerável apostolado colocasse em um de seus artigos sobre o arrependimento de Pedro. Dizem que Pedro somente se arrependeu do ato de negar Nosso Senhor Jesus Cristo na vinda do Espírito Santo, no dia de Pentecostes (At 2,1-13), essa informação procede?
Pergunto-o por que se isso for verdade,o que representa a passagem bíblica em que Jesus pergunta a Pedro:
“Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?”Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se era seu amigo. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas. “?(Evangelho de São João, Cap. 21, Vers. 17)
Na passagem acima,em que se evidencia um momento anterior ao dia de Pentecostes, citado nos Atos dos Apóstolos, é possível verificar o arrependimento real de Pedro, já que ele (o texto bíblico) afirma que Pedro ficara chateado pois Jesus havia lhe perguntado pela terceira vez se o discípulo citado amava realmente o seu mestre?
Se Pedro ficou chateado pela pergunta do Mestre dos Mestres, Nosso Senhor Jesus Cristo, é porque realmente estava arrependido e queria que Jesus percebesse que ele o amava, não é mesmo? Como Nosso Senhor Jesus Cristo diria a Pedro, Primeiro Papa da Santa e amável Igreja Católica, para “cuidar de suas ovelhas”, se Pedro não tivesse se arrependido de ter negado Cristo, a quem ele amava e a quem serviria até os últimos dias, a ponte de ser morto pela causa maior, Jesus Cristo, como se atesta na passagem:
“Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te porá o cinto e te levará para onde não queres ir”.
(Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus.)”? (Evangelho de S. João. Cap. 21. Versículos 18 e 19)
Essa visão antecipada de Jesus a Pedro é confidenciada após Jesus entregar a seu discípulo a missão de “cuidar das suas ovelhas”, como líder e chefe de sua verdadeira Igreja, a Católica, cuja tradição é apostólica; nessa situação, Jesus declara a um Pedro já arrependido do ato de negar Jesus três vezes a sua confiança no discípulo citado, o que só pode ser depositada, pela importância e singularidade da missão, “cuidar das ovelhas”, a alguém bastante arrependido da negação de Jesus e da convicção de lutar pela causa de Cristo nesse mundo, não é mesmo?
Em síntese: Pedro se arrependera realmente do ato de negar Jesus três vezes antes do dia de Pentecostes, citado nos Atos dos Apóstolos?
Desde já, humildemente agradeço a disponibilidade da equipe do Veritatis Splendor de iluminar os fiéis católicos, sedentos do Esplendor da Verdade, tão essencial na formação humana e espiritual.
Peço que o Apostolado possa colocar as perguntas expostas em um artigo próximo ou manter contato comigo, por meio de meu e-mail, citado.
Que Deus, fonte de todo o Bem e Sabedoria, e a Virgem Maria, modelo de virtudes e Mãe incomparável, acompanhem este projeto valiosíssimo,que é o Apostolado Veritatis Splendor.
Que a paz do Senhor esteja sempre convosco! (Anônimo)

Caríssimo leitor,

Que a graça e a paz de Nosso Senhor estejam conosco!

Peço que reze por nosso apostolado cotidianamente.

Sobre a sua dúvida, a sagrada Escritura e a Tradição Apostólica deixam claro que Pedro se arrependeu de ter negado a Cristo, assim que o galo cantou e o mesmo se recordou das palavras do Senhor, chorando amargamente.

“34. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo: nesta noite mesma, antes que o galo cante, três vezes me negarás. (…)
74. Pedro então começou a fazer imprecações, jurando que nem sequer conhecia tal homem. E, neste momento, cantou o galo.
75. Pedro recordou-se do que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, negar-me-ás três vezes. E saindo, chorou amargamente”. (Mt 26,34.74-75).

O fato de Pedro ter se recordado das palavras de Jesus e chorado amargamente, exprimem o seu arrependimento pela negação realizada.

A tríplice pergunta do Cristo a Pedro se o amava bem com o tríplice pedido para que apascente as Suas ovelhas, exprimem a Missão dada por Nosso Senhor, a Pedro, que se arrependera de tê-lo negado.

É o que pode ser observado nas sábias palavras de Santo Agostinho:

“Não fique triste, ó apóstolo! Responde uma vez, responde uma segunda, responde uma terceira vez. Vença por três vezes a tua profissão de amor, já que por três vezes o temor venceu a tua presunção. Desliga por três vezes o que por três vezes ligastes. Desliga por amor o que ligaste por temor. E, assim, o Senhor confiou suas ovelhas a Pedro, uma, duas e três vezes” (Santo Agostinho in: Estes mártires viram o que pregaram apud AQUINO, Felipe. Alimento Sólido. Cachoeira Paulista: Canção Nova, 2005, p.89)

O Catecismo da Igreja, falando sobre a conversão cita o episódio de São Pedro como exemplo:

“Ora o apelo de Cristo à conversão continua a soar na vida dos cristãos. Esta segunda conversão é uma tarefa ininterrupta para toda a Igreja, que “reúne em seu próprio seio os pecadores” e que “e ao mesmo tempo santa e sempre, na necessidade de purificar-se, busca sem cessar a penitência e a renovação”. Este esforço de conversão não é apenas uma obra humana. E o movimento do “coração contrito” atraído e movido pela graça a responder ao amor misericordioso de Deus que nos amou primeiro.

Comprova-o a conversão de S. Pedro após a tríplice negação de seu mestre. O olhar de infinita misericórdia de Jesus provoca lágrimas de arrependimento, depois da ressurreição do Senhor, a afirmação, três vezes reiterada, de seu amor por ele. A segunda conversão também possui uma dimensão comunitária. Isto aparece no apelo do Senhor a toda uma Igreja: “Converte-te!” (Ap 2,5.16). Santo Ambrósio, referindo-se às duas conversões, diz que na Igreja “existem a água e as lágrimas: a água do Batismo e as lágrimas da penitência”.” (CIC § 1428-29)

Diante do exposto, não resta dúvidas do arrependimento de Pedro, no momento em que se lembrando das palavras do Mestre, chorou amargamente.

In caritate Christi,
Leandro.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.