Reflexão Patrística – “Uma voz clama no deserto” (Eusébio de Cesareia, +340)

“Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, aplainai a estrada de nosso Deus’ [Isaías 40,3]. O Profeta afirma claramente que não será em Jerusalém, mas no deserto que se realizará esta profecia, isto é, a manifestação da glória do Senhor e o anúncio da salvação de Deus para toda a humanidade.

Na verdade, tudo isto se realizou literalmente na história, quando João Batista anunciou no deserto do Jordão a vinda salvífica de Deus e ali se revelou a salvação de Deus. De fato, Cristo manifestou-Se a todos em sua glória quando, depois do Seu batismo, os céus se abriram e o Espírito Santo, descendo na forma de pomba, pousou sobre Ele; e a voz do Pai se fez ouvir, dando testemunho do Filho: ‘Este é o meu Filho amado, escutai-o’ [Mateus 17,5].

Estas coisas foram ditas porque Deus deveria vir ao deserto, desde sempre fechado e inacessível. Com efeito, todas as nações pagãs estavam privadas do conhecimento de Deus, e os homens justos e os profetas de Deus nunca haviam penetrado nelas.

Por este motivo, a voz ordena que se prepare um caminho para a Palavra de Deus e se aplainem os terrenos escarpados e ásperos, a fim de que o nosso Deus possa entrar quando vier. ‘Preparai o caminho do Senhor’ [Marcos 1,3]: é esta a pregação evangélica que traz um novo consolo e deseja ardentemente que o anúncio da salvação de Deus chegue a todos os homens.

‘Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa-nova a Sião. Levanta com força a voz, tu, que trazes a boa-nova a Jerusalém’ [Isaías 40,9]. Depois que se mencionou a voz que clama no deserto, convêm perfeitamente estas palavras, que se referem aos Evangelistas e anunciam a vinda de Deus entre os homens. De fato, a alusão aos Evangelistas devia logicamente seguir a profecia sobre João Batista.

Que Sião é esta, senão a que antes se chamava Jerusalém? Era realmente um monte, como declara esta palavra da Escritura: ‘O monte Sião que escolhestes para morada’ [Salmo 73,2]; e o Apóstolo: ‘Vós vos aproximastes do monte de Sião’ [Hebreus 12,22]. Não será uma alusão ao grupo dos Apóstolos, escolhido entre o antigo povo da circuncisão?

Tal é, pois, Sião ou Jerusalém, que recebeu a salvação de Deus, e que foi edificada sobre o monte de Deus, isto é, sobre o Verbo, seu Filho único. A ela, que subiu ao alto monte, é que Deus ordena anunciar a palavra da salvação. Mas quem anuncia a boa-nova, senão o coro dos Evangelistas? E o que significa anunciar a boa-nova? É proclamar a todos os homens, e em primeiro lugar às cidades de Judá, a vinda de Cristo à terra” (Comentários sobre Isaías 40; PG 24,366-367).

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.