Não podemos ter certeza da nossa salvação?

– Em Atos dos Apóstolos 2,47, Lucas declara: "Dia após dia o Senhor adicionava ao seu número aqueles que iam sendo salvos". Lucas parece confiante que essas pessoas estavam indo para o céu. Como isso se encaixa com a visão católica de que não podemos estar absolutamente certos de alcançar o céu, mesmo se formos fiéis? (Anônimo)

Lucas não escreveu: "Dia após dia o Senhor adicionava ao seu número aqueles que iam sendo salvos". A salvação tem diversos significados na Bíblia; apenas um deles se refere a ir para o céu.

Algumas vezes isso significa a cura corporal, como quando Jesus disse ao mendigo cego: "Vê! A tua fé te salvou" (Lucas 18,42). O próprio Cristo foi "salvo" nesse sentido, quando Ele ressucitou dentre os mortos, assim como todos os cristãos o serão quando ocorrer a resurreição.

Além da salvação do corpo, existe a salvação do espírito. A salvação espiritual ocorre em várias formas: quando se tem os seus pecados perdoados e quando se é preenchido pela presença santificadora do Espírito Santo. Este é o sentido no qual os fiéis de Atos 2,47 estavam sendo salvos: eles estavam sendo salvos do pecado.

Há ainda a salvação que nós "fazemos" mediante o poder e impulso de Deus que age em nós (Filipenses 2,12-14). Este é o processo de santificação ou crescimento na vida de santidade e de justiça. Então deve ocorrer a conclusão deste processo para que possamos ingressar no céu (Hebreus 12,14).

Apenas salvação do último tipo garante o céu. Todas as outras formas de salvação espiritual podem ser perdidas ou desfeitas pelo pecado grave (mortal).

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.