Respostas Católicas

Se jesus e o pai são apenas um, logo jesus é o próprio pai…

– Eu nunca tinha ouvido esta antes: "a Virgem Maria é a Mãe de Deus; seu Filho disse: 'Eu e o Pai somos um' (João 10,30); logo, Jesus é o seu próprio Pai". Vocês já tinham ouvido esta [afirmação]? (Anônimo)

A questão reproduz uma confusão de como Jesus e o Pai podem ser um. Os cristãos não crêem que Jesus e o Pai sejam a mesma Pessoa, mas que Eles possuem a mesma natureza. Lembre-se que "Trindade" significa a existência em Deus de três Pessoas com uma natureza divina e não 3 Pessoas em uma única pessoa.

Logicamente, nós não podemos estimar precisamente o que significa dizer isso. Afinal, a Trindade é um mistério sobrenatural, algo que não podemos compreender completamente. No entanto, sabemos que isso não significa que 3 pessoas são igual a 1 pessoa.

Tenha em mente a diferença entre "pessoa" e "natureza". "Pessoa" refere-se a "'quem' alguém é"; "natureza" refere-se ao "'quê' alguma coisa é". A doutrina da Trindade diz que são três "quem" (Pessoas) em um "quê" (natureza). Quando nós dizemos que Jesus e o Pai são um, queremos dar a entender que são um em natureza, naquilo "que" são: Deus. Ao mesmo tempo, quando nos referimos às suas Pessoas, queremos dar a entender que o Filho não é o Pai: Eles não são a mesma Pessoa.

Uma excelente explicação sobre a Trindade encontra-se na obra "Theology and Sanity" (=Teologia e Sanidade), de Frank Sheed.

Veja também  Certas verdades católicas devem ser desprezadas para favorecer o ecumenismo?