Sobre desafio protestante

Alguns de nossos leitores nos informaram que um sítio protestante de nome “Em nome do Senhor Jesus” promove um desafio aos católicos. Penso que tal sítio quer aparecer e se promover às custas da boa fé de alguns e da fé vacilante de outros.

O tal sítio que esconde o nome de seu autor faz referência ao sítio católico Doutrina Católica (http://www.doutrinacatolica.com), este por sua vez, publica vários artigos de nosso sítio, além de outros sítios católicos. Também lança um desafio para os apostolados católicos mais reconhecidos:

“Hoje, 09/09/2007 estamos disponibilizando essas perguntas para outros sites católicos que vivem da mentira e do engano, responderem as perguntas. Vamos lá montfort, veritatis e etc… vocês são rapidinhos em pregar mentiras, não são? agora mostrem a justificação das suas crenças para os próprios católicos ! Vejam que são perguntas simples, mamão com açúcar ! usem da mesma eficácia em doutrinar mentiras para responder perguntas simples, ou farão como o doutrinacatolica.com?” (1) (grifos meus).

Para aceitarmos o tal desafio, é preciso que as premissas do mesmo sejam verdadeiras, pois como é sabido, jamais se chega a conclusões certas partindo de princípios errados.

O tal editor do sítio protestante escreve:

“Se todas as perguntas forem respondidas tomando como base a palavra de Deus de forma correta interpretada e provada, reafirmo meu compromisso: deixo de ser Evangélico e me torno Católico. Ainda ofereço todo esse espaço que possuo na Internet a serviço do catolicismo”.

Ora, o que é Palavra de Deus? Como nosso contendor é protestante, para ele somente a Escritura é a Palavra de Deus. Ora, isso é verdade? Para aceitarmos esta premissa é preciso provar que a Escritura encerra toda a Palavra de Deus, excluindo a Sagrada Tradição dos Apóstolos e o Sagrado Magistério da Igreja.

Este problema a ser resolvido ainda leva a outro. Que Escritura supostamente encerra a Palavra de Deus? A Escritura inventada por Lutero com 66 livros ou a Escritura traduzida por São Jerônimo no séc. IV de 73 livros?

Uma outra questão a ser resolvida é: o que significa para o autor uma interpretação “como base a palavra de Deus de forma correta interpretada e provada”? Ora, se cada protestante pensa uma coisa diferente do que lê na Bíblia, qual seria a interpretação correta? A do próprio autor? Vale o que ensinaram os discípulos dos Apóstolos, isto é, o Pais da Igreja? Em resumo, quem tem autoridade para interpretar a Escritura?

Ora, já que o autor quer a Verdade é preciso partir de premissas verdadeiras e não falsas. Logo, peço para o autor que nos prove que a Escritura é a única regra de Fé para todos os cristãos e que esta Escritura possui somente 66 livros.

Depois que ele demonstrar que suas premissas são verdadeiras, então ficaremos felizes em aceitá-las e então responder às questões propostas. Porém, se ele não conseguir provar a veracidade dos princípios que nos impõe, então seu debate fica nulo, pois não há verdade que se consiga fundamentando-se em falsos princípios.

Pedimos ao autor do “desafio” que se identifique, que mostre a cara. Não debatemos com quem anda na surdina. Seja honesto e se mostre. Os verdadeiros discípulos de Cristo não se encondem.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.