Espaço do Leitor

Sobre santo onesíforo. ou, são paulo teria rezado mesmo por um morto?

[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor: Valter Pereira dos Santos
Cidade/UF: Rio de Janeiro/RJ
Religião: Católica

Mensagem
========

Primeiramente quero parabenizar a todos os responsáveis pelo site pelos ótimos artigos do mesmo.

Segundo,gostaria de saber se alguém tem ou sabe alguma informação sobre a morte de Onesíforo, visto que em um artigo do site da Veritatis se diz que São Paulo teria rezado por Onesíforo estando este já morto,porém existe uma tradição que diz que o mesmo Onesíforo morreu como mártir(juntamente com Porfírio) na época em que Domiciano era o Imperador.
Se não me engano estes mártires são lembrados no dia 9 de Novembro pela igreja Ortodoxa.

http://www.veritatis.com.br/article/2865/

Como Paulo poderia ter rezado por Onesíforo se este só morreu(segundo a tradição citada) na época de Domiciano,ou seja,alguns anos depois da própria morte do Apóstolo?

Vocês poderiam me ajudar a esclarecer esta dúvida?

Desde já agradeço.

Caríssimo sr. Valter, estimado em Cristo,

Obrigado pelas palavras caridosas que nos diriges e também pela confiança em nosso apostolado.

Santo Onesíforo que morreu mártir é um, e o foi sob Diocleciano. Aquele por quem São Paulo rezou é outro Onesíforo.

O mártir é Santo Onesíforo de Éfeso, oriental, anterior ao Cisma, venerado por católicos e ortodoxos. No calendário bizantino de católicos e ortodoxos é comemorado no dia 9 de novembro, e no calendário romano é lembrado, pelo Martirológio, no dia 16 de setembro.

Já o outro é Santo Onesíforo de Parium, um dos LXX Discípulos, por quem São Paulo rezou mesmo depois de morto, o que evidencia a oração pelos defuntos contra as acusações protestantes. É, nesse sentido, o que se diz no artigo em epígrafe. Todavia, uma tradição nos diz que Onesíforo de Parium era vivo quando São Paulo fez tal oração, tendo sido morto bem mais tarde, justamente sob Domiciano, muitos anos depois da morte do próprio Apóstolo. Nesse sentido, Paulo não teria rezado pelos mortos.

Bem, isso tanto faz. A falta de um dos apoios a determinada doutrina (oração pelos mortos) não impede que se tenham outros. E os temos em abundância, tanto na Escritura quanto na Tradição da Igreja. O amigo não tardará em achá-los em nosso site, usando nosso sistema de busca.

Em Cristo,

Veja também  Leitor pergunta por que o profeta samuel apareceu à necromante em 1sm 28,8-19