Todas as igrejas cristãs acreditam nas mesmas coisas sobre cristo?

– Todas as igrejas cristãs acreditam nas mesmas coisas sobre Cristo? (Anônimo)

Em um sentido, sim. Para que um corpo eclesial possa ser chamado “cristão”, deve ostentar o básico sobre Cristo (isto não significa que um certo grupo seja inteiramente ortodoxo, mas que ele apenas não é tão herético para que não possa usar o nome “cristão”).

Tanto católicos quanto protestantes crêem que Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Ambos crêem que Jesus é a Segunda Pessoa da Trindade. E ambos crêem no nascimento virginal e ressurreição corporal de Cristo. Com efeito, tanto católicos quanto protestantes podem ser corretamente chamados de “cristãos”, muito embora, a partir da perspectiva católica, os protestantes sejam heterodoxos em uma certa quantidade de pontos.

Ao mesmo tempo, há muitos grupos que se autodenominam cristãos embora neguem doutrinas cristológicas básicas:

  • Os Testemunhas de Jeová, por exemplo, afirmam que Jeus não é o Deus todo-poderoso, Jeová, mas o arcanjo Miguel.
  • Os Mórmons negam que Jesus e o Pai sejam o mesmo Deus em duas Pessoas diferentes.
  • A Ciência Cristã, rejeitando a realidade objetiva do mundo material, repudia a Encarnação da maneira como os cristãos tradicionalmente compreendem esta doutrina.

Existem também teólogos “liberais” – na Igreja Católica e nas denominações protestantes – que negam a divindade de Cristo, seu nascimento virginal e sua ressurreição corporal. Conforme observado por Hans Urs von Balthasar acerca de certo teólogo católico “liberal”, quando tais crenças cristológicas básicas são abandonadas, é teologicamente incorreto descrever como “cristão” quem as rejeita.

Obviamente, nós, católicos, não podemos proibir as pessoas heterodoxas de se autodenominarem “cristãs”, mas podemos deixar bem claro que elas não crêem no que a Bíblia e a Tradição nos ensinam acerca de Cristo.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.