Fonte: Livro “Curso de Catequesis” do Editorial Palavra, España
Traduzido por Pe. Antônio Carlos Rossi Keller
Tema 36: O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO
INTRODUÇÃO:
?Falava uns dias atrás com um amigo, um pouco mais velho do que eu. Na conversa, apareceram coisas de quando éramos pequenos…. Um pouco emocionado me disse: Ainda recordo quando, sendo criança, minha mãe dava-me um beijo antes de dormir, depois de ajudar-me a rezar as orações da noite. Eu vivia contente e feliz por sentir-me amado por minha mãe. Meu pai também tinha detalhes que me agradavam muito. No inverno, junto ao fogo, sentava-me em seu colo. Então, contava-me muitas coisas de suas viagens, de quando era jovem e o quanto teve que trabalhar para levar adiante sua vida. Recordo aqueles momentos com muitas saudades. Ficava esperando meu pai voltar do trabalho, com a expectativa de que me contasse muitas histórias…..
E como estão seus pais, agora?, lhe perguntei. ? Estão muito velhos, me disse; minha mãe está bem doente, já não se levanta mais da cama. Os dois vivem comigo. Meu pai, quando estou no trabalho, cuida dela com todo o amor e carinho?.
O amor destes pais para com seu filho, e os detalhes de amor que tinham entre si estes esposos, nos fazem pensar na grandeza do sacramento do Matrimônio. Sabemos agradecer o que nossos pais fazem ou já fizeram por nós? Ajudamos-lhes em suas necessidades? Procuramos tornar-lhes a vida mais agradável? Lembramos de rezar por eles todos os dias?
IDÉIAS PRINCIPAIS:
1. Instituição do matrimônio no paraíso terrestre
O livro do Gênesis ensina que Deus o ser humano, homem e mulher, com o encargo de
procriar e multiplicar-se: ?Homem e mulher os criou, e Deus os abençoou dizendo-lhes: Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra? (Gênesis 1,27-28). Assim, Deus instituiu o matrimônio, e o instituiu ? tendo como fim principal ? para que tivessem filhos e educassem-nos; e como fim secundário, para que os esposos se ajudem entre si: porque ?não é bom que o homem esteja só, vou fazer-lhe uma ajuda semelhante a ele? (Gênesis 2,18).
Como conseqüência, o matrimônio é algo sagrado por sua mesma natureza, e os esposos são colaboradores de Deus participando do poder divino de dar a vida, ao preparar o corpo dos novos seres nos quais Deus infunde a alma criada a sua imagem e semelhança, destinados a dar-lhe glória e a gozar com Ele no céu.
2. O matrimônio, sacramento cristão
Jesus Cristo elevou à dignidade de sacramento o matrimonio instituído no início da
humanidade. O matrimônio entre cristãos é a imagem da união de Jesus Cristo com sua Igreja. A tradição cristã viu na presença de Jesus nas bodas de Caná uma confirmação do valor divino do matrimônio.
Portanto, entre cristãos, só existe um verdadeiro matrimônio: o que Jesus Cristo santificou e elevou à dignidade de sacramento. Por isto, nenhum católico pode contrair tão somente o chamado ?matrimônio civil?; tal união não seria válida, já que não tem maior valor do que o de uma simples cerimônia legal perante a lei civil. Entre católicos só é válido o matrimônio-sacramento contraído perante a Igreja.
3. As propriedades do matrimônio
O matrimônio, tanto na condição de instituição natural como na de sacramento cristão, está revestido de duas
propriedades essenciais: a unidade e a indissolubilidade.
Unidade quer dizer que o matrimônio é a união de um só homem com uma única mulher: ?Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne? (Gênesis 2,24).
Indissolubilidade quer dizer que o vínculo conjugal não pode desatar-se nunca: ?O que Deus uniu o homem não o separe?, diz o Evangelho (Mateus 19,6; 5,32; Lucas 16,18). O divórcio, pois, está proibido. Deus assim o quis por várias razões: pelo bem dos filhos; pelo bem , a felicidade e a segurança dos esposos, que desaparece quando o divórcio é introduzido nas sociedades; pelo bem de toda a sociedade humana, pois a humanidade se compõe de famílias, e quanto mais sólidas e estáveis sejam, maior será a ordem e o bem estar da sociedade e dos indivíduos.
4. Efeitos do sacramento do matrimônio
O sacramento do matrimônio aumenta a graça santificante naqueles que o recebem. É necessário recebe-lo,
pois, em estado de graça; senão, comete-se um sacrilégio, ainda que o matrimônio seja válido.
Também comunica os auxílios especiais que os esposos necessitam para santificar-se dentro do matrimônio, para educar a seus filhos e cumprir os deveres que contraem ao casar-se. Estes deveres são, para com eles mesmos: amar-se e respeitar-se, guardar a fidelidade e ajudar-se mutuamente; em relação aos filhos: alimenta-los, vesti-los, educa-los religiosa, moral e intelectualmente e assegurar seu futuro.
Os ministros do sacramento sãos os mesmos contraentes; contudo, deve ser celebrado ante testemunhas, perante o pároco ou um seu delegado. Senão, o casamento é inválido.
5. O matrimônio, caminho de santidade
O sacramento do matrimônio concede aos esposos as graças necessárias para que se santifiquem e santifiquem
os outros. É dever de toda a família ? também dos filhos ? facilitar este clima humano e cristão, através do qual se consegue que os lares sejam luminosos e alegres, sacrificando-se para se obter as virtudes humanas e sobrenaturais de uma família que começou santificada com um sacramento.
6. PROPÓSITOS DE VIDA CRISTÃ:
· Esforçar-se por tornar agradável a vida das pessoas da própria família.
· Estimar muito este sacramento e ajudar a que os demais o entendam e também agradeçam a Deus.