45: 1º Mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas

Fonte: Livro “Curso de Catequesis” do Editorial Palavra, España

Traduzido por Pe. Antônio Carlos Rossi Keller

Tema 45: “1o MANDAMENTO: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS”

 

INTRODUÇÃO:

            O Evangelho nos conta que um doutor da Lei se aproximou de Jesus para tenta-lo: “Mestre, qual é o principal mandamento da Lei?”. A resposta foi: “Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento” (Mateus 22,36-38).

            No primeiro mandamento está incluído o dever de adorar a Deus. Quando o demônio tentou a Cristo, pedindo-lhe que se prostrasse e o adorasse, o Senhor replicou: “Afasta-te, Satanás, pois está escrito: ao Senhor Deus adorarás, e só a ele darás culto” (Mateus 4,10).

         A adoração do Deus verdadeiro aparece no livro de Daniel – e na vida real de cada ser humano –  como o contraste do primeiro mandamento. Para amar a Deus é necessário reconhecer antes seu senhorio e adora-lo; e se alguém não O adora, é porque não O conhece e não O ama, tendo sido Ele substituído pelas criaturas, que são os falsos deuses do egoísmo e do pecado. Quando o rei Nabucodonosor ordenou que todos adorassem a estatua de ouro que tinha fabricado, os três jovens hebreus se negaram a obedecer, porque só se deve adorar a Deus.

            Estas passagens nos mostram a grandeza e a importância do primeiro mandamento, cujo conteúdo vamos agora estudar.

 

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1.      Conteúdo do primeiro mandamento

Deus é para o ser humano o único Senhor. Criou-nos e cuida constantemente de nós com sua Providência; a existência e o quanto somos ou possuímos, tudo recebemos de Deus. Em conseqüência, Deus pode exigir do ser humano o reconhecimento e a adoração, porque temos com Deus laços e obrigações irrenunciáveis que constituem a virtude da religião.

            Quais são estas obrigações para com Deus? Reconhecer que é nosso Senhor; crer naquilo que nos revelou; esperar o que nos promete; adorar com culto interno e externo; servi-lo, cumprindo em todo o momento sua vontade; orar, elevando a mente a Deus para louva-lo, dar-lhe graças e pedir-lhe o que necessitamos; ama-lo, enfim, sobre todas as coisas. O primeiro mandamento manda, pois, crer, esperar e amar a Deus, praticando os atos próprios da virtude da religião.

2.      A virtude da religião

À virtude da religião pertencem principalmente os atos internos da alma, que se dão de modo excelente quando fazemos atos de fé, esperança e caridade; quando o adoramos, oramos e lhe damos o culto devido; ao dar-lhe graças e pedir-lhe perdão; quando queremos o que Deus quer. Este é, sobretudo, o culto que espera.

            Mas temos de fazer também atos externos de adoração: assistir a Santa Missa, ajoelharmo-nos perante o Sacrário, inclinar a cabeça ante o crucifixo, participar com piedade das cerimônias litúrgicas… Temos alma e corpo, e  Deus é o criador de ambos. Por isso temos de manifestar-lhe nossa submissão e reverência também em coisas externas, como costumamos fazer com nossos semelhantes com um beijo, uma inclinação, um cumprimento, ou um presente material. Portanto, é um direito fundamental da pessoa humana poder professar livremente a religião em publico ou privadamente.

3.      É preciso cumprir sempre a vontade de Deus

Deus é o Senhor e é preciso cumprir com alegria sua vontade, dispostos a realizar com amor o que lhe agrada, como fez Jesus Cristo, nosso Mestre: “Pai…, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22,42). Por outro lado, é nosso Pai que nos ama e nos quer, como ninguém na terra pode querer; daí que sua vontade seja o melhor para nós, e o testemunho verdadeiro de que o amamos seja cumpri-la fielmente, porque é o que Ele deseja.

            Existem coisas que Deus manda e devemos faze-las; outra, as proíbe e, por isso, temos de evita-las. Em determinadas ocasiões, o que Deus pede exige esforço e sacrifício, mas temos de faze-lo com igual ou ainda maior empenho.

          Cumprir a vontade de Deus supõe também descobrir a vocação ou chamada que nos faz, tratando de segui-la com fidelidade e constância.

4.      Pecados contra o 1o Mandamento

São considerados e são pecados contra o primeiro mandamento os que atentam contra a (dúvida voluntária, incredulidade, heresia, apostasia, cisma, ler livros e assistir filmes ou espetáculos que atacam a fé e a moral, discutir sobre questões de fé sem ter a devida preparação…), contra a esperança (desespero, presunção…) e contra a caridade (indiferença, ingratidão, tibieza, ódio, inveja, brigas, escândalo e qualquer pecado mortal).

            Mas os pecados específicos contra este mandamento são os que contradizem a virtude da religião. Dentre os muitos pecados possíveis, assinalamos os mais conhecidos:

a)       A superstição. Consiste em atribuir a certos objetos, sinais ou palavras efeitos desproporcionais, invocando alguma criatura como se fosse Deus. É um desvio do culto que devemos a Deus, conduzindo à idolatria e a distintas formas de adivinhação ou magia.

b)      A idolatria. Consiste em adorar a deuses falsos ou a dar a uma criatura o culto devido a Deus. É um pecado gravíssimo que Deus condena severamente na Escritura. Hoje, muitos põem também em lugar de Deus os ídolos do dinheiro, do prazer, da comodidade, ou a si mesmos.

c)       A adivinhação, espiritismo e magia. É a invocação de forças ocultas – aos mortos e mesmo ao demônio – para averiguar por sua intervenção, coisas desconhecidas ou realizar coisas maravilhosas, como se fossem milagres.

d)      O sacrilégio. Consiste em profanar ou tratar indignamente pessoas, objetos e lugares consagrados a Deus.

e)      O tentar a Deus. Com palavras ou obras, pondo à prova sua bondade e onipotência.

f)        A irreligiosidade. É o pecado de não viver a religião, desprezando assim a Deus.

g)      O ateísmo. Que nega a Deus.

h)      O agnosticismo. Que, como pensa “não poder ser possível conhecer a Deus”, opta por não tê-lo em conta.

5.      A veneração da Virgem Maria e dos santos

Nós cristãos, adoramos a Deus. Mas veneramos e invocamos a Virgem Maria, os anjos e os santos, os amigos de Deus, que já estão na glória. Desta maneira honramos a Deus neles; são como um espelho no qual vemos algo da infinita perfeição de Deus. Portanto, ao venerar os santos, celebrando sua memória e pedindo sua intercessão, seguindo seu exemplo e honrando suas relíquias e imagens, honramos a Deus.

            Por isso, nós cristãos temos as imagens do Senhor, da Virgem, dos anjos e dos santos, e conservamos com veneração as relíquias dos santos. Honrando as imagens e relíquias dos santos, honramos aos santos que elas representam, ou de quem elas são.

6.      Importância do 1o Mandamento

O primeiro mandamento é o mais santo e o principal. Cumprindo-o bem, cumprimos todos os demais Mandamentos; e não podemos esquecer que amar a Deus sobre todas as coisas é o principal. Ao fim das contas, a única coisa importante para nós.

7.      PROPÓSITOS DE VIDA CRISTÃ:

·          Procurar cumprir em todo o momento, a vontade de Deus, manifestada nos seus mandamentos.

·          Fazer sempre muitos atos de fé, esperança e caridade.

 

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.