Oi, Rafael!
Tudo bem?
Havíamos entrado em contato um tempo atrás. Me chamo Rafi, fui católico, depois me tornei protestante, e gostaria de tirar umas dúvidas sobre a doutrina católica. Estou há um tempo estudando a fé católica, lembrou de mim?
Estávamos falando sobre o papado,mas sobre o papado acabei me esclarecendo com outra pessoa.
Gostaria de tratar com você sobre a questão do culto aos santos.
A Igreja Católica diz que existem 3 formas de culto: a latria, que é o culto a Deus; dulia, culto aos santos e anjos; e hiperdulia o culto à Virgem Maria.
Os protestantes usam o texto de Mt 4,10 que diz: “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.”
Os protestantes com base neste texto dizem que só existe culto à Santíssima Trindade e não 3 formas de culto, como diz o catolicismo. Como você responde a este argumento? Quero aprender a verdade.
Um abraço,
Em Cristo (Rafi)
Prezado Rafi,
A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sou membro do Apostolado Veritatis Splendor, e fui encarregado de responder a sua indagação pelo Dr. Rafael Vitola Brodbeck, que está momentaneamente impossibilitado de responder em função do seu trabalho como Delegado de Polícia.
Com relação à sua dúvida propriamente dita, em primeiro lugar é importante ressaltar que a veneração aos santos, aos anjos e à Virgem Maria é prática que remonta aos primórdios do cristianismo, prática essa ratificada pela Igreja com a autoridade que lhe é intrínseca e que foi outorgada pelo Seu Fundador, isto é, por Nosso Senhor Jesus Cristo. Só esse fato já seria o suficiente para dirimir qualquer dúvida (Roma locuta, causa finita est!), uma vez que a Igreja foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo precisamente com a finalidade de ensinar a sã doutrina (além de ministrar os sacramentos). Mais do que um direito, trata-se de um dever da Igreja, a fim de que a verdadeira doutrina cristã não varie ao sabor desta ou daquela interpretação particular (seja de Lutero, de Calvino, de Edir Macedo, de R.R. Soares ou de qualquer outro), mas seja única em todo o mundo e se mantenha em estrita fidelidade à verdade revelada por Cristo e legada a nós pelos Apóstolos, dos quais os Bispos são os legítimos sucessores.
Quanto ao texto bíblico citado, ele deixa claro que o culto que deve ser prestado somente a Deus é o culto de adoração (Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto). A referida passagem assim como nenhuma outra da Bíblia não proíbe o culto no sentido de homenagem, de reverência, de honra, de estima, de veneração. Note que todos nós cultuamos (no sentido de homenagear, estimar, venerar etc.) diversas pessoas: entes queridos (vivos ou mortos), personagens históricos, artistas e pensadores de renome, enfim, uma grande variedade de pessoas, e o fazemos batizando ruas, avenidas e praças com os seus nomes, erigindo estátuas em locais públicos, publicando revistas e biografias, ou simplesmente guardando fotos (especialmente de pessoas que já morreram). Ora, se veneramos assim uma série de pessoas (veneramos, não adoramos!), como não veneraríamos os anjos, os santos e a Santíssima Virgem Maria, os quais são verdadeiramente dignos da nossa mais elevada estima e reverência? Em suma: o que a sã doutrina católica ensina é que devemos prestar culto de adoração somente a Deus, mas podemos e devemos prestar culto de veneração aos anjos e aos santos, e de especial veneração à Santíssima Virgem Maria.
Ademais, prezado Rafi, é importante lembrar que o culto aos santos e à Virgem Maria, além de fazer parte da sã doutrina tal como ensinada pela Igreja Católica, é corroborado pelos milagres realizados pela intercessão de Maria e dos santos. Alguns protestantes têm a ousadia de dizer que tais milagres não são realizados por Deus pela intercessão do(a) santo(a) ou da Virgem Maria, mas sim por Satanás, que operaria tais prodígios com o intuito de levar as almas para o inferno! Mas é no mínimo estranho que o diabo realize milagres que corroboram uma doutrina que leva os fiéis a renunciar o demônio e as suas obras! Não, os verdadeiros milagres não são realizados pelo diabo, mas sim por Deus, que dessa forma assina a Sua doutrina.
A respeito dos milagres recomendo a leitura dos artigos abaixo [no site do Apostolado Veritatis Splendor]:
- OS MILAGRES NA IGREJA CATÓLICA: UMA QUESTÃO APOLOGÉTICA?
- “MILAGRES” E CURAS EM COMUNIDADES PROTESTANTES
Leia também [no mesmo site]:
· A Bíblia condena o uso de imagens? Deus permite a fabricação de imagens?
· A controvérsia sobre as imagens no 2º Concílio de Nicéia
· Adorar imagens?
· Agradecimento ao sr. Marcos Grillo sobre os santos e Maria
· Apologia à veneração dos santos no Cristianismo primitivo
· As imagens permitidas
· Como explicar a existência de tantos versículos condenando as imagens?
· Contradições do munto protestante sobre as imagens
· Deus proíbe a confecção de imagens?
· Imagem na cruz?
· Imagens católicas ou ídolos pagãos?
· Imagens, cruz e crucifixo
· Leitor pede esclarecimentos sobre o culto das imagens e Maria Santíssima
· Leitor pergunta sobre a imagem de Jesus na cruz
· Leitor pergunta sobre culto aos santos e idolatria
· Leitor pergunta sobre imagens e orações aos santos
· Leitor pergunta sobre os santos e a Virgem Maria
· Leitor se espanta com a expressão “adoração da cruz”
· Leitor usa Livro da Sabedoria para “provar” idolatria católica
· Leitora acusa Catolicismo de idolatria
· Lutero contra as imagens dos santos?
· Mais do mesmo: leitor católico questiona as imagens
· Medalha de São Bento
· Medalha de São Bento: como adquirir?
· O culto à “Santa Morte”
· O culto aos ícones sagrados
· Os livros deuterocanônicos condenam as imagens católicas?
· Os santos ícones
· Pode-se adorar a santa cruz?
· Protestante pergunta sobre o capítulo 6 de Baruc
· Protestantes em favor das imagens?
· Protestantes usam imagens?
· Respondendo aos protestantes sobre a idolatria
· Respostas aos protestantes quanto ao uso da cruz no peito
· Respostas aos protestantes sobre as procissões
· Sobre a missa e o culto aos santos
· Versículos contra imagens?
Na esperança de ter esclarecido a sua dúvida, despeço-me desejando-lhe a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Marcos M. Grillo
- Fonte: Veritatis Splendor