Os católicos não crêem que a presença de Jesus na Eucaristia é tal que o consumo da Hóstia implique em canibalismo. O Corpo e o Sangue de Cristo não estão presentes naturalmente, mas sobrenaturalmente, sob as aparências de Pão e Vinho. Este modo de presença descarta o canibalismo.
Aliás, é mais preciso dizer que enquanto a presença de Cristo é real e substancial, o modo de consumo, a forma como comemos o seu Corpo e bebemos o seu Sangue, é, em certo sentido, espiritual (apesar de não ser meramente simbólico). Quando a Hóstia é consumida, o processo físico de consumo afeta apenas os acidentes do Pão, não a substância do Corpo e do Sangue de Cristo, que está além do nosso poder de ferí-la.
Com efeito, os católicos verdadeiramente se unem espiritualmente a Cristo – que está realmente presente substancialmente – e fazem isto de um modo que envolve o ato corporal de consumir, ainda que os aspectos físicos deste processo afetem apenas o sinal ou os acidentes do Pão.