Prefácio
Livro encantador e extremamente oportuno. Numa linguagem clara, precisa e segura o autor procura dar uma resposta e uma explicação serena às objeções que os protestantes, sobretudo os adeptos de numerosas seitas que surgiram no Brasil nos últimos anos, levantam contra a Igreja Católica.
O que mais me encanta neste livro é a convicção profunda da fé do autor e a elegância com que sabe defende-la no diálogo com interlocutores; mesmo diante de agressões, por vezes grosseiras, a resposta é sempre serena, visando tão somente a defesa da verdade e a refutação do erro.
A literatura sobre esses temas controversos não é pequena e o autor cita várias obras especializadas, mas creio que seu livro leva vantagem pelo equilíbrio e segurança doutrinal, bem como pela abrangência da temática tratada.
Li com interesse cada capítulo. Daria nota dez a cada item desenvolvido. Embora num ou outro lugar eu teria dito de outra maneira, concordo plenamente com o modo como foi escrito.
No capítulo VII (entendendo a Bíblia) há divergências entre os especialistas sobre o modo de interpretar algumas questões, o autor usa o bom-senso e a sua fé esclarecida coerente com a doutrina cristã.
Este livro escrito com amor à Igreja e fidelidade a Jesus Cristo, nosso Senhor, poderá fazer muito bem aos leitores cristãos, católicos e evangélicos de boa-fé.
Todos nós ficamos muito gratos ao Jaime Francisco por este maravilhoso presente de Natal, que haverá de iluminar nossa caminhada neste novo milênio cristão que estamos iniciando.
Com meus sinceros parabéns, concedo minha bênção apostólica em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.
Brasília ? DF, 25 de Dezembro de 1999
Dom João Evangelista Martins Terra
Bispo Auxiliar de Brasília
INTRODUÇÃO
Passaram séculos e séculos, caíram ideologias, Governos, Impérios, Doutrinas, Instituições, mas a Igreja Católica continua una e fiel a Jesus Cristo.
Ela existe praticamente, em todo o mundo. Suas portas estão sempre abertas a todos, sejam santos ou pecadores. Seus membros incluem Cristãos de longa data e novos batizados, pessoas profundamente envolvidas no apostolado e aqueles que estão a procura de um pouco de amizade e apoio, Santos que estão na estrada da oração e pecadores que procuram a estrada da paz. Ela é o Corpo Místico de Cristo, do qual Ele é a cabeça e os cristãos são os membros.
Cada vez mais nos defrontamos com novas denominações de Igrejas que são abertas, muitas vezes, por discordância entre seus membros. A Igreja Católica continua ?una?, através dos séculos, fundamentada, apesar de todos os empecilhos, na palavra de Jesus Cristo e fiel ao seu pedido a Deus Pai:
?Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que, por sua palavra, hão de crer em Mim. Para que todos sejam um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que sejam um ,como Nós somos Um; Eu neles e Tu em Mim, para que sejam perfeitos na unidade, e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a Mim.? (João 17,20-23)
CAPÍTULO I
Os livros da Bíblia
Interpretação da Bíblia
Bíblia Católica e Bíblia Protestante
Somente a Bíblia (Evangélicos)
Fundamentalismo: um modo impróprio de ler a Bíblia
Gêneros literários da Bíblia
CAPÍTULO II
Jesus confere poderes aos Apóstolos e a sua Igreja
Imagens: Veneração e não adoração
Ajoelhar-se ou prostrar-se
Jesus, Filho Unigênito de Maria
Maria, Mãe de Jesus e Mãe de Deus
Por que os Católicos rezam pelos mortos
Intercessão dos Anjos e Santos
Purgatório
Alma e Espírito
CAPÍTULO III
Batismo das crianças
Celibato, por que os Padres não casam.
Confissão ao Padre
Água-Benta ou Água-Santa
O incenso que a Igreja Católica utiliza foi ordenado por Deus?
E o Azeite da Unção?
Velas são crendices como afirmam alguns Evangélicos?
As procissões têm fundamentação Bíblica?
Cinzas
CAPÍTULO IV
Jejum e Penitência
Relíquias milagrosas
Valor dos milagres
O que é tradição
A fé e as obras
Trajes, enfeites e adornos
Sortes e sorteios
Danças e festas religiosas
Fumo, bebidas e vícios
Esportes
CAPÍTULO V
Inimigo de Maria
Quando os Milagres são falsos e a Conversão também é falsa
Acusação de algumas igrejas
Outra acusação
Mais acusações
O número 666
Identificação de Cristo com sua Igreja
CAPÍTULO VI
A Inquisição e o Protestantismo
Origens de outras religiões Cristãs e Não-Cristãs
Breve comentário sobre reencarnação
O espiritismo é anticristão
A solução cristã para o ?mistério da dor?
Quem é Deus
A Criação
Os Anjos e os Demônios
CAPÍTULO VII
Entendendo a Bíblia
A Criação
Existiram Adão e Eva?
A mulher foi tirada da costela de Adão?
A Árvore, a Maçã e a Serpente
Qual foi o pecado de Adão e Eva?
Onde era o paraíso?
O sinal que Deus pôs em Caim
O Dilúvio
O Sacrifício de Isaac
As pragas do Egito
A décima praga
As guerras no Antigo Testamento
Jonas e a Baleia
Conclusão
Bibliografia
Biografia
CURIOSIDADES DO LIVRO "As Diferenças entre Igreja Católica e Igrejas Evangélicas"
VOCÊ SABIA?
Que a interpretação da Bíblia cabe a autoridade da Igreja e não é de interpretação pessoal? (2 Pedro 1,20) (2 Pedro 3, 15-16)
Que o templo de Deus construído ricamente pelo rei Salomão estava cheio de imagens de escultura e Deus se manifestou nesse templo e o encheu de sua Glória? (Ezequiel 41, 17-20; 43, 4-6) E que havia imagens gigantes, leões etc?
Que o próprio Deus mandou fabricar uma série de imagens e prometeu até falar no meio delas? (Êxodo 25,22).
Você Sabia? Que Paulo em (2 Timóteo) 1,18) ora a Deus pelo seu amigo Onesíforo que já era falecido?
Que o Batismo de Saulo foi feito no interior de uma casa em Damasco e não foi feito por Imersão? (Atos 9, 11-18). E que Cristo,quando criança foi circuncidado, e quando adulto foi batizado, mas não precisava do batismo?
Você Sabia? Que os Sacerdotes Católicos não casam, porque esse ato está em várias passagens Bíblicas? Eis uma: (Mateus 19-12).
Que a confissão ao Sacerdote também é tirada de várias passagens Bíblicas? Eis outra: (Mateus 3,6) e Jesus Cristo perdoa os pecados, também através do Sacerdote? (Tiago 5,15).
Que em (Lucas 16,27) o mal rico já falecido, pede intercessão de Abraão? E que ele também estava, pois a par, dos fatos concernentes aos vivos?
Você Sabia? Que não basta crer, pois é preciso viver a fé, e vivê-la em santidade? Daí a exigência dos mandamentos? Daí a moral que a igreja ensina? E que fé sem obras e obras sem fé não valem nada?
Que o número 666, (Apocalipse 13,18) refere-se a um homem (Nero)? E não é um cargo de chefes da Igreja Católica, como dizem alguns?
Que o templo do Senhor, o sacrário do Espírito Santo, o tabernáculo, e a arca da aliança são figuras da virgem Maria? Que Lutero e Calvino, não negaram o dogma da divina maternidade da Mãe de Jesus?
Você Sabia? Que houve inquisição também no protestantismo? Onde foram perseguidos as Bruxas, Cientistas e Livres Pensadores? Que o adultério era punido com a morte? Que em 1525 os protestantes saquearam e incendiaram os mosteiros católicos e assassinaram a maioria? Você Sabia que o reformador calvinista era intolerante com os pensadores da época, e mandava para a fogueira, como por exemplo: O sábio e médico Michel Servet, que descobrira a circulação do sangue?
Você Sabia? Que as procissões Religiosas tem fundamentações Bíblicas? (Josué 3,3 ;6,4) (Números 10,33-34) etc.
Que na Bíblia acham-se reunidos textos de vários séculos, de vários autores, sobretudo trechos que pertence a diversos gêneros? Que a história de Jonas não é um fato histórico e sim uma narrativa didática que trata do diálogo travado entre Deus e Jonas, no final da narrativa ?
CONTATO E VENDA
Jaime Francisco de Moura
Fone: (0xx61) 391-5024
E-mail: [email protected] e [email protected]
Para pedir o livro "As Diferenças entre Igreja Católica e Igrejas Evangélicas" (156 páginas) basta ir em uma agência dos correios e enviar por Vale Postal, o valor de R$ 17,00. O cliente deve mandar o endereço, telefone, ou e-mail junto com o vale postal, para que seja efetuado o envio do pedido.
Dados para o vale postal
Nome: Jaime Francisco de Moura
Endereço: Chácara 01 Sul Setor Tradicional
Cidade: Brazlândia
Estado: DF
CEP: 72701-970