A igreja católica e o rotary club

Paul Percy Harris (1868-1947), advogado, foi o fundador do Rotary, a primeira e a mais internacional das organizações de clubes de prestação de serviços integrada por profissionais e executivos que implementam atividades humanitárias, o modo de bem servir ,a amizade, promovem alto padrão de ética profissional, bem como a paz e compreensão mundial.


Nascido em Racine, Wisconsin (EUA), no dia 19 de abril de 1868, Paul foi o segundo dos seis filhos de George N. Harris e Cornélia Bryan Harris. Aos três anos de idade foi morar em Wallingford, Vermont (EUA) com seus avós paternos, que o criaram. Casou-se com Jean Thompson Harris (1881-1963), mas não tiveram filhos. Formou-se em Direito na Universidade de Iowa e obteve o título de Doutor Honorário da Universidade de Vermont.


Paul Harris trabalhou como repórter de jornal, foi professor de economia, ator de teatro e caubói.

Fez inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa, como representante de uma companhia de mármore e granito.

Em 1896 decidiu advogar em Chicago. Certa noite, durante uma caminhada após jantar na casa de outro advogado, Paul Harris, depois de ser apresentado a alguns amigos do seu colega que eram proprietários de casas comerciais naquele bairro residencial de Chicago, se lembrou da vida na cidade de New England onde cresceu.

Esse episódio inspirou Paul Harris a organizar um clube, sem restrições políticas ou religiosas, para que executivos e profissionais tivessem a oportunidade de desfrutar de companheirismo e estabelecer novas amizades.


Em 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas, e Hiram Shorey, alfaiate, formou o primeiro clube.

O clube recebeu o nome de Em 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas, e Hiram Shorey, alfaiate, formou o primeiro clube. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho. Seu quadro social cresceu rapidamente.

Os objetivos do Rotary Club são : a promoção dos padrões éticos nas mais diversas atividades humanas , o estímulo ao companheirismo em todos os setores da vida social , o auxílio aos necessitados , o apoio a ações humanitárias internacionais em colaboração com organismos internacionais e a defesa dos princípios de convívio fraterno entre os povos e os grupos sociais.

 

DISCURSO DO PAPA JOÃO PAULO II
AOS PEREGRINOS
DO ROTARY CLUB INTERNATIONAL
DA DIOCESE DE PITIGLIANO-SOVANA-ORBETELLO
DO COLÉGIO ARQUIEPISCOPAL PIO XI DE DÉSIO
DAS PARÓQUIAS DE RIETI, BOLONHA E URBÂNIA

11 de Março de 2000

Caríssimos Irmãos e Irmãs!

1. É-me grato receber todos vós, vindos para realizar o vosso Jubileu no início deste tempo quaresmal.

Ao Rotary International

Em primeiro lugar, dirijo uma saudação cordial a vós, que fazeis parte do Rotary International.

Cruzastes a Porta Santa da Basílica Vaticana e participastes na Eucaristia jubilar presidida pelo Senhor Cardeal Paul Poupard, que está aqui connosco e a quem saúdo com afecto. Bem-vindos, caríssimos Irmãos e Irmãs! A cada um de vós o meu abraço de paz.

A celebração do Jubileu constitui para vós uma circunstância propícia para meditar sobre a importância e o valor de ser cristão no alvorecer do terceiro milénio. Seria certamente interessante perguntar-se o que Paul Harris, o vosso fundador, faria hoje e como organizaria a Associação por ele iniciada há quase cem anos. No alvorecer do século XX, ele deu-se conta da solidão que o homem provava nas grandes cidades e procurou remediá-la desenvolvendo, mediante o Rotary, uma rede sempre mais ampla de relações de amizade entre as pessoas, tendo como base a compreensão, o entendimento e a paz entre os povos.

Vós, caros Rotarianos, procurastes prestar este serviço de modo sempre mais solícito e atento nestes quase cem anos de existência. O momento que estamos agora a viver está repleto de potencialidades e de desafios. Enquanto cruzamos o limiar do terceiro milénio da era cristã, a Igreja repropõe a todos a mensagem antiga e sempre nova do Evangelho. Também vós Rotarianos, que quereis ser arautos generosos e testemunhas intrépidas de Cristo, empenhai-vos em dar esperança ao homem de hoje, em vencer a solidão, a indiferença, o egoísmo e o mal.

À Diocese de Pitigliano-Sovana-Orbetello

2. Saúdo-vos agora, amados fiéis participantes na peregrinação da Diocese de Pitigliano-Sovana-Orbetello, e de modo especial o vosso Pastor, D. Mário Meini, que vos guiou neste itinerário de fé. Através dele, quero fazer chegar o meu encorajamento e a minha bênção aos sacerdotes, aos religiosos, às religiosas e aos fiéis da Diocese.

Vós vindes da terra que deu origem ao meu venerado predecessor, o Papa São Gregório VII. O seu exemplo e os seus ensinamentos vos incentivem a amar com renovada intensidade Cristo e a sua Igreja. Ele viveu num período histórico em que o povo cristão estava abalado por graves dificuldades internas e por uma perniciosa invasão do espírito do mundo. Perante a mentalidade do tempo, esforçou-se até ao extremo, também durante o triste exílio, a fim de que “a santa Igreja, esposa de Deus, senhora e mãe nossa, voltasse a ser, como foi durante muitos séculos, adornada do primitivo esplendor, e sempre livre, casta e católica” (PL 148, 709). Pregou e testemunhou que a santidade é vocação de qualquer membro da Comunidade eclesial.

Sem dúvida, os tempos mudaram, mas é sempre actual o convite para todos os crentes a cumprirem de bom grado a vontade de Deus e a permanecerem firmes no coerente testemunho de fé. Esta é a mensagem que nos vem do Ano jubilar e que sentimos ainda mais premente ao cruzar a Porta Santa que é Cristo.

Caríssimos Irmãos e Irmãs, o Ano Santo, além de uma graça especial, oferece motivos fortes para reconverter a mentalidade e a vida a uma mais orgânica adesão a Cristo e a um mais intenso amor pela Igreja. Ao retornardes às vossas casas, prossegui no vosso empenho de testemunho cristão. Senti-vos membros activos na edificação da Comunidade cristã, “sempre prontos a responder a todo aquele que vos perguntar a razão da vossa esperança” (1 Pd 3, 15). Tende sempre confiança: Cristo venceu o mundo! (cf. Jo 16, 33).

Ao Colégio Arquiepiscopal Pio XI de Désio

3. Dirijo, depois, o meu pensamento cordial aos responsáveis e aos membros do Colégio Arquiepiscopal Pio XI, de Désio. Caríssimos, desejastes realizar a vossa peregrinação jubilar no início do tempo forte da Quaresma, no qual o chamamento de Cristo à conversão se faz mais insistente.

A peregrinação jubilar seja para vós ocasião propícia para viverdes em profundidade este ano de grandes riquezas espirituais. A Porta Santa, através da qual passastes, está a significar a inexausta benevolência de Deus para com aquele que quer converter-se a Ele e percorrer a via da santidade. Através desta Porta, mediante o mistério da Igreja, os crentes são introduzidos para beber de maneira mais abundante nos inexauríveis tesouros da graça divina.

Eis o dom e a recomendação também para vós: Cristo, Caminho, Verdade e Vida, renova-vos para que sejais no mundo seus amigos e suas testemunhas. Sabei ser fiéis a Ele, fazendo-vos dispensadores de esperança, de alegria e de amor entre os vossos irmãos.

A várias paróquias de Rieti, de Bolonha e de Urbânia

4. Estes mesmos sentimentos estejam também nos vossos corações, queridos fiéis das paróquias de Rieti, de Bolonha e de Urbânia. Saúdo todos vós com afecto e, ao dirigir-vos o meu pensamento, desejo que leveis também aos vossos familiares, amigos e irmãos na fé os sentimentos de benevolência do Papa. Ao retornardes aos vossos lares, sabei manifestar a quantos encontrardes o entusiasmo de uma fé renovada e o empenho de uma caridade efectiva. Maria, Mãe d’Aquele que deu início ao tempo novo da salvação e que invocamos com confiança, vos acompanhe e vos conserve sempre sob o manto da sua protecção.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.