– De todos os escritos do Apóstolo São Paulo, a Carta à Igreja de Roma é a primeira na ordem. Não perceberam isto os protestantes?

A Igreja Católica foi quem definiu o cânon, a lista dos livros divinamente inspirados que compõem a Bíblia. O pai do Protestantismo, Martinho Lutero, sempre o reconheceu:

  • “Somos obrigados a conceder aos papistas que eles possuem a Palavra de Deus, que recebemos deles, e que sem eles não teríamos qualquer conhecimento acerca dela” (Comentário sobre São João).

A Igreja Católica definiu o cânon bíblico no Sínodo de Roma em 382 e nos Concílios de Hipona e Cartago nos anos 393 e 397, sob a autoridade do Papa Dâmaso I. Contudo, como sempre, as seitas protestantes negam a verdade histórica. Não obstante, eles não perceberam um detalhe bastante importante que prova o que afirmamos: entre muitas outras coisas que demonstram que a Igreja Católica deu origem à Bíblia, está a ordem em que as Cartas do Apóstolo São Paulo foram colocadas.

São atribuídos ao Apóstolo dos Gentios 14 escritos e a Igreja Católica os disponibilizou conforme a sua importância: primeiro, as Cartas destinadas a alguma Igreja local ou comunidade geográfica; segundo, as cartas particulares, dirigida a algum discípulo do Apóstolo; e, por fim, a Carta aos Hebreus, já que não há segurança de que São Paulo seja o autor.

Pois bem: ao ordenar o cânon das Cartas paulinas, a que vem em primeiro lugar é a Carta aos Romanos, porque era, é e sempre será, a principal Igreja.

Diferentemente de muitas pessoas que hoje se autodenominam “cristãs”, mas odeiam e amaldiçoam a Igreja de Roma, São Paulo cobre de elogios e louvores a Igreja Romana, cuja fé “é anunciada no mundo inteiro”:

  • “Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé” (Romanos 1,6-8).
[Em suma:]
  • A Carta aos Romanos vem em primeiro lugar na ordem por ser a Igreja de Roma a mais importante de todas as Igrejas.
  • Uma prova a mais de que a Bíblia é um livro católico, formado e ordenado pela Igreja Católica.
Facebook Comments

Livros recomendados

A monarquia constitucional e a contribuição de José Bonifácio de Andrada e SilvaAntônio Torres – Uma AntologiaTemas Atuais Para Pensar