Organização: Felipe de Aquino
Editora: Cléofas (Lorena-SP)
Ano: 2002
Páginas: 213 pp.


——————–

O livro é uma coletânea de 51 catequeses proferidas sobre a Igreja pelo papa João Paulo II, nos anos de 1991 a 1995. Abordam o tema em seus diversos aspectos, oferecendo uma síntese de Eclesiologia para o grande público.  A penúltima catequese versa sobre a “Igreja do nosso século, sinal de contradição”, referindo-se aos mártires do século XX.

Aquino justifica a sua obra nos seguintes termos: “Nosso desejo, ao publicar essas catequeses,… é oferecer aos nossos leitores o mais sólido ensinamento sobre a Igreja, a fim de que não sejam enganados por vozes estranhas, que às vezes surgem até mesmo dentro da Igreja, querendo descaracterizá-la ou desautorizá-la diante dos homens” (p. 5)

Em suma, as catequeses exprimem vivamente a fé e o zelo apostólico muito ardentes de João Paulo II, cuja capacidade de trabalho é de todo surpreendente. É para desejar que essa coletânea produza frutos copiosos na mente dos seus leitores. Na verdade, Cristo é inseparável da Igreja, que é seu Corpo.

Facebook Comments

Livros recomendados

O Inferno e Seus TormentosA Idade Média e o dinheiro: Ensaio de uma antropologia históricaOs axiomas de Zurique – Os conselhos dos banqueiros suíços para orientar seus investimentos